Justificativa de falta ao Encceja 2022 pode ser feita até 14 de abril
Resultado da solicitação será divulgado a partir de 24 de abril

Foto: Agência Brasil
Quem faltou à edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem até o dia 14 de abril para justificar a ausência, caso queiram realizar as provas neste ano, gratuitamente.
O participante que não justificar a falta também pode ser obrigado a pagar R$ 40 ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova. O valor é uma maneira de ressarcir a instituição pela inscrição na prova, que é sempre gratuita.
A justificativa deve ser acompanhada de documentos com data e assinaturas competentes que comprovem o motivo da falta ao Encceja 2022. O Inep vai analisar todas as solicitações e deverá divulgar o resultado a partir de 24 de abril, mesma data em que também será possível entrar com recurso. Todo o procedimento é realizado por meio do Sistema Encceja.
Se a justificativa de ausência for aprovada, o participante fica apto a se inscrever de forma gratuita no Encceja 2023, cujas inscrições deverão ser realizadas entre os dias 22 de maio e 2 de junho.
Realizado desde 2002, o Encceja permite a retomada da trajetória escolar por jovens e adultos que completaram os estudos na idade apropriada. Em caso de aprovação, o participante pode ter acesso a certificados de conclusão dos ensinos fundamental e médio.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
UFRPE abre edital com vagas em cursos EAD no interior de Pernambuco
A UFRPE oferece 175 vagas para Licenciatura em Computação e Licenciatura em...
- Por REDAÇÃO
- 15/09/2025
Sesi-PE oferece bolsas de estudo para unidades de Caruaru e outras 11 cidades
Inscrições seguem até a próxima quinta-feira (18)
- Por REDAÇÃO
- 15/09/2025
Publicada lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC
São 456 cursos superiores de bacharelado, licenciatura e tecnológicos
- Por REDAÇÃO
- 15/09/2025
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores
Inscrições já estão abertas; confira editais
- Por REDAÇÃO
- 10/09/2025
Alfabetização de adultos pode aumentar renda em até 16%, aponta estudo
Pesquisa inédita revela impacto da EJA na renda de alunos
- Por REDAÇÃO
- 09/09/2025
Ser Educacional convida Gustavo Franco para ministrar Aula Magna em curso online sobre economia
Um dos criadores do Plano Real participa do lançamento do curso Economia no...