Jovens são os mais afetados pelos efeitos da pandemia, mostra estudo
O estudo constatou que, no país, existem 39% mais pessoas de 18 a 24 anos relatando queixas de saúde mental quando comparadas à faixa etária de 55 a 64 anos

Foto: Reprodução / G1
A crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19 causou uma mudança repentina nos hábitos e organização da sociedade, sendo uma parcela da população a mais afetada negativamente - os jovens. Essa é a conclusão do relatório anual do Estado Mental do Mundo, divulgado nesta semana. O estudo constatou que, no país, existem 39% mais pessoas de 18 a 24 anos relatando queixas de saúde mental quando comparadas à faixa etária de 55 a 64 anos.
Os dados também apontaram que os jovens, principalmente na faixa entre 18 e 24 anos, têm uma probabilidade cinco vezes maior de relatar queixas de saúde mental em comparação com a geração de seus avós.
O fenômeno também acontece na região da América Latina e do Caribe. Enquanto menos de 15% das pessoas entre 55 e 64 anos tiveram pontuações negativas no índice, entre 18 e 24 anos esse percentual foi acima de 50%. Isso quer dizer que mais da metade dos jovens desses locais relataram sintomas clínicos de transtornos de saúde mental.
O relatório tem como objetivo analisar o desenvolvimento pós-pandemia, com foco no estado mental das populações. Pela primeira vez, o Brasil foi incluído no estudo, que coletou 407.959 respostas pela internet de países de todos os continentes, em nove idiomas diferentes.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais
Norma é inédita para uso intelgiência artificial na segurança pública
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Situação de brasileira acidentada em vulcão na Indonésia segue incerta
Juliana Marins caiu em penhasco no Monte Rinjani, em Lombok
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Incêndio destrói 10 ônibus escolares em Bom Conselho, na madrugada desta sexta-feira (20)
Chamas atingiram outros 6 veículos
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2025
CBN Caruaru lança série sobre mulheres que superaram dificuldades por meio do empreendedorismo
Reportagens especiais mostram como o artesanato ajudou mulheres da Capital do...
- Por REDAÇÃO
- 16/05/2025
Ferreira Costa promove evento gratuito pelos 168 anos de Caruaru
Evento tradicional terá atrações culturais, shows e competições como a...
- Por REDAÇÃO
- 14/05/2025
Contos e Cantos de Menarca promove ações culturais sobre dignidade menstrual
Projeto realiza rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas com...