Ipea: 2024 deve terminar com inflação oficial em 4%
Resultado ficaria dentro da meta do Banco Central.
Foto: Marcelo Casal
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimou, nessa quinta-feira (28), que a inflação oficial do país terminará 2024 em 4%, ou seja, dentro da meta estipulada pelo Banco Central.

O dado faz parte da análise trimestral feita pelo Ipea, que manteve a expectativa anunciada em dezembro. Porém, houve mudança no comportamento inflacionário esperado.
A projeção assinada pelos pesquisadores Maria Andréia Parente Lameiras e Marcelo Lima de Moraes detalha que os preços dos alimentos pressionaram mais o bolso dos brasileiros no começo do ano. Em contrapartida, houve um alívio do item serviços de educação, em fevereiro, o que gerou um recuo das previsões de alta do grupo serviços livres (além de educação, inclui outros gastos como transportes, recreação e serviços médicos e comunicação).
“Enquanto a projeção para a inflação de alimentos avançou de 3,9% para 4,1%, impactada pelos aumentos acima dos previstos no primeiro bimestre do ano, a estimativa para os serviços livres recuou de 5% para 4,8%, refletindo um reajuste mais ameno dos serviços de educação (6,3%), antes o projetado anteriormente (7,5%)”, escrevem os técnicos.
No entanto, os pesquisadores não descartam que possa haver fatores internacionais que causem mudança de rumos na inflação, como mais crescimento no exterior e fim de conflitos armados que mexem com cadeias de suprimentos.
A estimativa do órgão ligado ao Ministério do Planejamento e Orçamento se refere ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Ipea identifica um processo de desinflação da economia brasileira. Para justificar essa observação, o instituto aponta que “em fevereiro, a inflação acumulada em 12 meses recuou pelo quinto mês consecutivo, atingindo a taxa de 4,5%”. Essa taxa está 1,1 ponto percentual abaixo da registrada no mesmo período de 2023. O ano passado terminou com IPCA de 4,62%.
O estudo traz projeções também para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que terminaria 2024 em 3,8%. O INPC apura a elevação do custo de vida de famílias com renda de um a cinco salários mínimos, enquanto o IPCA estende a amostra para até 40 salários mínimos.
Meta de inflação
A projeção do Ipea de 4% de IPCA em 2024 está dentro da meta do Banco Central (BC), que é de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. A inflação projetada figurar dentro desse intervalo é um dos fatores que ajudam o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC a reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic.
Um reflexo de Selic mais baixa é estímulo do crescimento econômico e geração de emprego e renda.
Desde a última reunião do Copom, em 20 de março, a taxa está em 10,75% ao ano.
Nesta terça-feira (26), o IBGE divulgou o IPCA-15, tido como prévia da inflação, que acumula 4,14% em 12 meses.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 23/10/2025
Investimento social de empresas e instituições cresceu 19,4% em 2024
Educação e cultura são áreas que recebem maior volume de recursos
- Por REDAÇÃO
- 23/10/2025
Às vésperas de encontro com Trump, Lula volta a criticar o uso do dólar
Presidente voltou a defender o comércio com moedas locais dos países como...
- Por REDAÇÃO
- 23/10/2025
Projetos de lei renderão ao Governo o mesmo que MP alternativa a IOF
Segundo secretário, propostas podem ser apensadas a outros projetos
- Por REDAÇÃO
- 23/10/2025
Classes A e B são as que mais consomem produtos ilegais, conclui pesquisa da USP
Levantamento aponta que consumo está concentrado nas áreas de vestuário,...
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
ANP leiloa nesta quarta sete blocos de petróleo no pré-sal
Petrobras e mais 14 empresas estão habilitadas a apresentar propostas
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Programa leva 2,5 milhões de inscritos no CadÚnico a se tornarem MEI
Mais da metade dos negócios foi iniciado após inclusão na base de dado