
Inverno começa hoje e deve sofrer influência do La Niña
Dias frios devem terminar em 22 de setembro

Foto: Agência Brasil
Período mais frio do ano, o inverno começa hoje (21) às 6h14 no Hemisfério Sul. A expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de três meses com chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, devido ao fenômeno La Niña. A estação termina em 22 de setembro, às 22h04 (horário de Brasília).
Oposto ao El Niño, o fenômeno La Niña se caracteriza principalmente pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície da parte do Oceano Pacífico que fica próxima à Linha do Equador, o que afeta o clima na América do Sul. No Brasil, entre os efeitos mais comuns está o aumento da precipitação e da vazão dos rios no Norte e a redução das chuvas na Região Sul.
Além de mais chuvas, o Inmet prevê que a Região Norte terá temperaturas mais elevadas. As exceções são o sul do Pará e de Tocantins, onde o clima mais quente deve ser acompanhado de chuvas abaixo da média, o que aumenta as chances de incêndios florestais no sul da Amazônia.
Na região Centro-Oeste, massas de ar seco e quente também devem favorecer incêndios florestais principalmente nos meses de agosto e setembro. O inverno deve intensificar o período seco, e a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30%, e picos mínimos abaixo de 20%.
Tempo seco
O tempo mais seco que a média deve marcar o inverno na Região Sul, além de temperaturas próximas e abaixo da média com a chegada de massas de ar polar, principalmente entre julho e agosto. O oeste desses três estados, porém, pode ter chuvas acima da média, e o norte do Paraná deve ter um inverno mais quente que o de costume.
No Nordeste, as chuvas acima da média devem incidir sobre o litoral, enquanto no oeste da Bahia e no sul do Piauí e do Maranhão as precipitações poderão ser próximas da média. O La Niña também deve forçar as temperaturas a um patamar próximo ou acima da média em grande parte da região.
O Sudeste pode ter chuvas ligeiramente abaixo da média, mas a passagem de frentes frias deve continuar a causar chuvas no litoral. Sobre a temperatura, a previsão é que permaneça acima da média, mas massas de ar polar podem determinar a formação de geadas em regiões de altitudes elevadas.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2022
São João 2022 de Caruaru tem show de Batista Lima e homenagem a Dominguinhos nesta quinta-feira (30); confira toda a programação
Compositor será homenageado no Pátio do Eventos no especial 'Caruaru canta...
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2022
Secretário Executivo de Defesa Social de Pernambuco faz balanço das chuvas no estado
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a previsão...
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2022
ALEPE aprova PLC que altera limite de idade para ingressar na PM e Corpo de Bombeiros de Pernambuco
O projeto também prevê o ingresso do tempo de exercício nas forças...
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2022
Procape realiza primeiro transplante de coração da unidade
O paciente que teve uma nova chance, é um homem de 53 anos, que mora na...
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2022
Fenearte 2022 anuncia detalhes do evento com homenagem aos 30 anos do Manguebeat
O evento retorna a sua realização original, no mês de julho,...
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2022
História dos festejos juninos e relação com tradição caruaruense
No dia 29 de junho é celebrado o dia de São Pedro; a data encerra os...