Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revê para cima projeção da inflação em 2023
O instituto espera agora uma desaceleração dos preços dos bens e serviços livres, aliada a uma alta mais intensa dos preços administrados

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A projeção feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgada nesta terça-feira (28) reviu para cima a expectativa de inflação para 2023. O estudo inicialmente indicou que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegaria a 5,6% em 2023, ante projeção de 4,9% feita em dezembro.
Segundo o Ipea, a revisão ocorreu devido ao “desempenho menos favorável dos preços administrados e dos serviços, especialmente os relativos à educação”. Assim, a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) passou de 4,9% para 5,5%. O instituto espera agora uma desaceleração dos preços dos bens e serviços livres, aliada a uma alta mais intensa dos preços administrados.
Outros componentes também vão impactar a inflação neste ano: reoneração dos combustíveis, queda no preço de venda da gasolina pela Petrobras às distribuidoras e o reajuste para os planos de saúde para o primeiro bimestre. Dessa forma, o Ipea reviu a projeção de inflação dos bens e serviços monitorados para 8,2%, ante os 5,6% previstos em dezembro.
Quando se fala sobre serviços livres, a expectativa é que, com o reajuste das mensalidades escolares de 5,7% para 8,5% em 2023, a previsão para os serviços totais subiu de 5,4% para 6%.
Por fim, a alimentação apresentou “bom comportamento” na variação de preço no primeiro bimestre, o que serviu de contraponto a outros segmentos analisados. Assim, a inflação dos alimentos esperada para o ano caiu de 5,2% para 4,5%.
Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2023
Pagamento do Piso Salarial da Enfermagem Enfrenta Atrasos
O atraso pode fazer com que o pagamento do piso salarial da enfermagem só...
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2023
Brasil e Argentina assinam declaração que fortalece economia cultural
Em julho, governo brasileiro assume presidência do Mercosul Cultural
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2023
São João de Caruaru terá tirolesa com 12 metros de altura como atração gratuita no Pátio de Eventos
Interessados podem 'voar' na tirolesa por meio de um cadastro online...
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2023
Escritora alagoana, Lisley Nogueira, lança livro de poesias ‘Atalho para Naufrágios’, por editora caruaruense
A pré-venda do livro segue aberta até 16 de julho
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2023
Confira a programação completa do São João de Caruaru 2023
Este ano a festa conta com 65 dias e começa pelo Polo São João na Roça no...
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2023
Divulgada lista de objetos proibidos durante o São João 2023
Restrições nos polos do Alto do Moura e Pátio de Eventos.