Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados
Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos

Foto: Divulgação do Caminhos da Reportagem/TV Brasil
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram na terça-feira (11) a oferta de bolsas de estudo gratuitas para capacitar mulheres no setor de tecnologia. Segundo as instituições, serão oferecidas 3,1 mil bolsas de estudo, sendo 3 mil delas voltadas para iniciação em programação e outras 100 para formação em análise de dados.
O objetivo da oferta de bolsas é gerar mais oportunidades para a contratação de mulheres em uma área em que elas ainda são minoria. A iniciativa é parte do que ficou acordado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2026, negociada entre as entidades de trabalhadores e dos empregadores do setor financeiro. Entre outros temas, foi definida a realização de ações para promoção e inclusão, como a equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Programação
Para o caso das bolsas em programação, podem se candidatar mulheres de todas as regiões do país, mas terão prioridade as que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As aulas terão entre 15 e 20 horas de conteúdo, e as atividades serão desenvolvidas totalmente online. Ao final do curso, as alunas receberão certificados.
Serão oferecidos dois cursos, coordenados pelo PrograMaria. O primeiro é o Análise de Dados: meus primeiros passos em Python, com inscrições disponíveis até o dia 19 de março neste formulário. Já o segundo é Front-End: minha primeira página web, que recebe inscrições nesta página.
Análise de dados
Para o curso de formação em análise de dados, coordenado pelo instituto Laboratoria, serão oferecidas 100 vagas. O curso terá duração de seis meses, com 600 horas de conteúdo. A formação exige dedicação semanal de quatro horas presenciais e mais 10 horas remotas e assíncronas, ao longo de 20 semanas.
Para concorrer a essas vagas é preciso identificar-se como mulher, ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio. O prazo para se inscrever está aberto até sexta-feira (14), e será preciso passar por teste online e entrevista. Mais informações estão disponíveis no site.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2025
Abras aponta queda de 4,25% no consumo de brasileiros em fevereiro
Supermercados esperam melhor desempenho no fechamento do trimestre
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2025
Receita recebe quase 2,3 milhões de declarações do IRPF
Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2025
Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta
Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2025
Petrobras identifica possível presença de petróleo na Bacia de Santos
Foram localizados hidrocarbonetos no bloco de Aram
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2025
Entidades do setor produtivo criticam aumento dos juros
Taxa alta desconsidera queda do dólar e do petróleo, diz CNI
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2025
Alta da Selic estava prevista desde o fim do ano passado, diz Haddad
Segundo ministro, Galípolo executou medidas indicadas em dezembro