Inflação sobe 0,26% em setembro, abaixo das expectativas
Em 12 meses, o IPCA, índice de preços usado nas metas do Banco Central (BC), sobe 5,19%

Foto: Agência Brasil
De acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) registrou um aumento de 0,26% em setembro, um aumento ligeiro em relação ao índice de agosto, que foi de 0,23%. As projeções de 46 instituições financeiras e consultorias apontaram para um aumento maior, com uma mediana de 0,33% no IPCA de setembro.
No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA apresentou um crescimento de 5,19% em setembro, em comparação com o índice de 4,61% registrado em agosto. Este valor ultrapassou a meta imposta pelo Banco Central (BC) para 2023, que é de 3,25%, mesmo considerando a margem de tolerância de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos.
Os números refletem um cenário de conflito na inflação, de acordo com as variações do Boletim Focus do BC, que apontam para um IPCA de 4,86% no encerramento de 2023, abaixo das estimativas de 4,93% feitas há um mês.
Com base nesses dados, é esperada uma redução na taxa básica de juros (Selic), atualmente em 12,75% ao ano, pelo BC. O Comitê de Política Monetária (Copom) indicou que continuaria com cortes de meio ponto percentual, o que reduziria a Selic para 11,75% até o final do ano.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/02/2025
Indústria de materiais de construção prevê crescimento de 2,8% em 2025
Setor diz que está atento aos desafios envolvendo inflação e juros
- Por REDAÇÃO
- 14/02/2025
Fazenda prevê queda da inflação dos alimentos até o fim do ano
Cenário climático positivo está entre os motivos da projeção
- Por REDAÇÃO
- 14/02/2025
Brasil não é problema comercial para os EUA, diz Alckmin
De 10 produtos exportados, apenas 4 não são taxados
- Por REDAÇÃO
- 13/02/2025
Vendas no comércio fecham 2024 com alta de 4,7%, a maior desde 2012
Setor farmacêutico é destaque, com 8 anos seguidos de alta
- Por REDAÇÃO
- 13/02/2025
Desenrola Pequenos Negócios renegocia dívidas de 120 mil empresas
Renegociações começaram em maio e atingiram R$ 7,5 bilhões
- Por REDAÇÃO
- 13/02/2025
Alckmin defende cotas de importação de aço pelos Estados Unidos
Vice-presidente diz que Brasil vai dialogar para buscar o ganha-ganha