Igreja do século XIX é interditada em Sertânia por problemas estruturais
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com mais de 200 anos de existência, apresenta risco estrutural e será fechada para reformas.

Foto: Reprodução/Redes sociais
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, foi interditada após uma avaliação técnica que identificou graves problemas estruturais. O templo, construído no século XIX, é a terceira igreja mais antiga da Diocese de Pesqueira e tem mais de 200 anos de história. A interdição foi confirmada pelo pároco Manoel Soares nesta quinta-feira (20).
Padre Bonfim, como é conhecido, afirmou que está à frente da paróquia há nove anos e que, nesse período, o local passou apenas por pequenos reparos e pinturas, sem reformas estruturais. A última missa na igreja ocorreu na terça-feira (18).
"Realizamos uma reunião com a prefeitura e vamos entrar em contato com o Governo de Pernambuco. Só após isso poderemos avaliar e orçar a reforma. O relatório dos engenheiros aponta risco de nível 8 em uma escala de 10", disse o pároco.
O g1 Caruaru e região teve acesso ao relatório elaborado pela Secretaria de Serviços Públicos e Projetos Especiais da prefeitura de Sertânia. O documento aponta trincas e fissuras no forro do teto, indicando risco de instabilidade. Também há danos no arco estrutural do altar principal e rachaduras no piso do nível superior da igreja.
Nesta quarta-feira (20), segundo o padre Bonfim, começou a retirada de objetos, bancos e imagens da igreja. O templo não é tombado pelo Governo de Pernambuco, sendo a Diocese de Pesqueira responsável por sua conservação.
Enquanto a igreja permanecer interditada, as missas serão realizadas no salão paroquial. Em situações especiais, as celebrações poderão ocorrer em espaços abertos, conforme a necessidade da comunidade católica.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/08/2025
Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303
Prefixo é usado para identificar chamadas de telemarketing
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes
Eles defendem regulação das plataformas para proteger infância
- Por REDAÇÃO
- 11/08/2025
Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país
Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
Centro Integrado libera inscrição para Mutirão de Retificação de nome e gênero em Caruaru
Iniciativa segue até o dia 14 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
PF faz operação para combater tráfico internacional de drogas
Ação tem apoio de agência dos Estados Unidos
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu
Pesquisadoras citam falta de políticas públicas para efetividade