IGP-M registra inflação de 8,44% em 12 meses
Resultado ficou acima do mês anterior com índice de 0,27%, diz FGV

Foto: Divulgação/Diogo Moreira/MáquinaCW/Governo do estado de São Paulo
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado para reajustar alguns contratos de aluguel, registrou inflação de 1,06% em fevereiro deste ano. O resultado ficou acima do mês anterior (0,27%). Em fevereiro do ano passado, o IGP-M teve uma deflação (queda de preços) de 0,52%. Informação foi divulgada hoje, (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Com o resultado de fevereiro, o IGP-M acumula taxa de inflação de 8,44% em 12 meses, bem acima da taxa acumulada em fevereiro de 2024 (-3,76%).
O avanço da taxa de inflação de janeiro para fevereiro foi puxado pelos preços no atacado e no varejo. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), subíndice que analisa o atacado, passou de 0,24% em janeiro para 1,17% em fevereiro.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que analisa o varejo, subiu de 0,14% para 0,91% no período.
Por outro lado, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) foi o único subíndice componente do IGP-M que apresentou queda da taxa de inflação, ao passar de 0,71% em janeiro para 0,51% em fevereiro.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/10/2025
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
Instituição abriu protocolo para receber pedidos
- Por REDAÇÃO
- 17/10/2025
Trabalhador por aplicativo ganha mais, porém tem jornadas mais longas
Rendimento médio mensal foi de R$ 2.996 em 2024, revela IBGE
- Por REDAÇÃO
- 17/10/2025
Ministro de Minas e Energia diz que vai negociar terras raras com governo Trump
As terras raras têm os minerais críticos, como o lítio, o nióbio, o...
- Por REDAÇÃO
- 17/10/2025
Brasil venderá 6 milhões de barris de petróleo à Índia, diz Alckmin
Vice-presidente viaja ao país em busca de oportunidades comerciais
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2025
Atividade econômica brasileira cresce 0,4% em agosto
Em 12 meses, indicador é positivo em 3,2%
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2025
INSS suspende programa de redução de fila por falta de verba
Mais de 2,6 milhões de brasileiros aguardam liberação de benefício