IFPE lança edital de processo seletivo para curso de especialização
Segundo cronograma, inscrições iniciam na próxima segunda (22)

Foto: Divulgação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou ontem, quinta-feira (18), o edital para o processo seletivo simplificado de estudantes para o curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica na modalidade a distância.
O curso é ofertado por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC), de forma gratuita, e tem como objetivo capacitar profissionais da educação para lecionar nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente para os cursos técnicos de nível médio.
A inscrição será realizada no período de 22 de julho a 08 de agosto, por meio do site da instituição, seguindo os critérios, instruções e documentação descritas no edital. O valor da taxa de inscrição será de R$50,00 a ser pago exclusivamente nas agências do Banco do Brasil até o dia 09 de agosto, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
Será assegurada a isenção da taxa de inscrição para membros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e para famílias de baixa renda. A isenção poderá ser solicitada no período de 22 a 26 de julho, também pelo site da instituição.
Segundo o edital, poderão participar profissionais portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo MEC, sendo preferencialmente bacharéis e tecnólogas que atuam ou que pretendem atuar na EPT, com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes públicas de EPT.
Ainda segundo o IFPE, são oferecidas 150 vagas, distribuídas nos polos de apoio presencial da Educação a Distância (EaD) do IFPE nas cidades de Águas Belas, Carpina, Gravatá , Jaboatão dos Guararapes, Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe. A instituição também informou, que dentro desse quantitativo, a seleção reserva vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas e pessoas com deficiência, de acordo com as ações afirmativas no ensino superior.
A pontuação classificatória será obtida por meio da análise curricular, que levará em conta a formação acadêmica, experiência profissional, participação em eventos acadêmicos e voluntariado. O resultado preliminar da chamada regular será divulgado no dia 20 de setembro. O dia 23 de setembro será reservado para a interposição de recursos. Já o resultado final da seleção será divulgado dia 25 de setembro. O início das aulas está programado para o dia 28 do mesmo mês. Conforme o edital, estão previstas duas reclassificações, caso haja necessidade.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/10/2025
Saiba como solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil
Documento de identificação do professor é válido por dez anos
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2025
Fies: inscrição para vagas remanescentes do 2º semestre começa dia 23
Prazo vai até 30 de outubro e resultado sai em 4 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
Prazo para inscrição no Vestibular Asces-Unita 2026 termina na próxima terça-feira (21)
As inscrições são gratuitas, com exceção do curso de Medicina, que exige...
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
Senar-PE divulga edital para cursos técnicos gratuitos da Rede e-Tec 2026.1
Mais de 100 vagas estão disponíveis para os cursos técnicos em...
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
Governo de Pernambuco libera Bônus de Desempenho Educacional para os professores
Neste ano, o valor total a ser pago é superior a R$ 207 milhões, variando...
- Por REDAÇÃO
- 15/10/2025
UFPE lança edital para ingresso no Colégio de Aplicação
Prazo para inscrição começa no dia 26 de outubro e segue até 6 de...