Brasil precisa capacitar 10,5 milhões de trabalhadores até 2023
A conclusão consta do Mapa do Trabalho Industrial 2019–2023, lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Profissões ligadas à tecnologia terão maior crescimento

Foto: Reprodução/Movimento Econômico
O Brasil precisará qualificar 10,5 milhões de trabalhadores industriais até 2023 para suprir a demanda de profissões ligadas à tecnologia. A conclusão consta do Mapa do Trabalho Industrial 2019–2023, lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para orientar a oferta de cursos da instituição nos próximos anos.
Segundo o levantamento, a maior parte desses 10,5 milhões de profissionais ligados à indústria precisará passar por cursos de reciclagem ou de aperfeiçoamento, tanto para dar conta da modernização de postos existentes como para repor vagas existentes de trabalhadores que se aposentarão ou se desligarão dos serviços. O estudo, no entanto, detectou o potencial de criação de 33.453 vagas relacionadas às mudanças tecnológicas.
Em números absolutos, as maiores gerações de emprego ocorrerão nas ocupações de instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados (14.367), operadores de máquinas de usinagem (5.356) e técnicos mecânicos na manutenção de máquinas, sistemas e instrumentos (3.560). Essas funções exigem nível técnico ou qualificação de mais de 200 horas.
Confira o material completo aqui: https://www.cbnrecife.com/movimentoeconomico/artigo/brasil-precisa-capacitar-10-5-milhoes-de-trabalhadores-ate-2023
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/09/2025
Governo divulga lista de produtos prioritários do Brasil Soberano
Programa prevê R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações
- Por REDAÇÃO
- 15/09/2025
Acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA será assinado nesta terça-feira (16)
Parceria permitirá acesso a mercado de quatro países europeus
- Por REDAÇÃO
- 15/09/2025
Emprego no comércio Brasil-China cresce mais que nas demais parcerias
Expansão chegou a 62% em 14 anos, mostra estudo
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2025
Petrobras capta US$ 2 bilhões com venda de títulos no exterior
Recursos vão reforçar caixa da companhia
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2025
Fazenda reduz projeção da inflação de 4,9% para 4,8% este ano
Estimativa do PIB também é revista para baixo: de 2,5% para 2,3%
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2025
Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda
PIB deve sofrer redução de 0,1 ponto percentual