Hospital Pelópidas Silveira realiza captação de seis órgãos para transplantes em Pernambuco
Foram retirados um coração, dois rins e um fígado, além de duas córneas. O procedimento ocorreu após uma paciente de 31 anos ter a morte encefálica confirmada

Foto: Reprodução / FGH
O Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Recife, realizou a primeira captação múltipla de órgãos de Pernambuco em 2024. De acordo com a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), o procedimento ocorreu às 5 horas da manhã do dia 1º de janeiro, onde seis órgãos foram captados por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HPS, sendo um coração, dois rins e um fígado, além de duas córneas.
Agora, os órgãos captados estão à disposição do Sistema Nacional de Transplantes, com o objetivo de dar a oportunidade de uma nova vida aos pacientes que aguardam na fila de transplantes. Com os seis órgãos, pelo menos quatro pessoas podem ser contempladas.
A captação só foi possível após uma paciente de 31 anos ter a morte encefálica confirmada. A retirada do coração, contou com a realização sendo feita pela equipe do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape). Já o procedimento nos rins, fígado e córneas contou com a participação de um grupo do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Previsão da pasta é que dispositivo seja liberado no 2º semestre
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje
Brasil registrou este ano 4.406 casos confirmados da doença
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite receberá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Dengue: vacina do Butantan deve estar disponível no início de 2026
Medicamento está sendo avaliado pela Anvisa
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Hospitais privados poderão abater dívidas por atendimento ao SUS
Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir desta segunda
Medida visa proteger a saúde da população brasileira