Governo vai pagar piso da enfermagem retroativo a maio
Anúncio foi feito na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília
Foto: MS
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta quarta-feira (5) que o governo vai pagar o piso nacional da enfermagem, com retroativo desde maio. O anúncio foi feito durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.

“O governo federal trabalha para a implementação do piso da enfermagem. Vamos implementá-lo no setor público tal como a decisão do Supremo Tribunal Federal [STF], garantindo as nove parcelas previstas para 2023.”
Durante discurso no evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o pagamento retroativo a maio, mês em que o ministro do STF Luís Roberto Barroso estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.
Lula argumentou que o trabalho da enfermagem não pode ser considerado menor. “Tem gente que acha que o salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro”, disse. “Mas é preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado”, acrescentou.
Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministra, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que algumas falhas no texto da lei atrasaram o repasse do valor para estados e municípios, mas que isso será resolvido.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Pernambuco recebe primeira remessa de vacina contra bronquiolite
O imunizante é indicado para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets
Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2025
Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares
Prosatril, Erenobis e Óliver não podem ser comercializados
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2025
HIV/Aids: Brasil vai insistir em acordo por PrEP de longa duração
Ministro da Saúde diz que pasta busca transferência de tecnologia
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru promove I Caminhada Dezembro Vermelho, nesta terça-feira (2)
Ação faz alusão ao mês dedicado à prevenção e tratamento contra o...
- Por REDAÇÃO
- 26/11/2025
Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação noturna contra a influenza
A ação, realizada das 17h às 20h, procura promover proteção dos grupos...