Governo decidirá sobre consignado do INSS até a próxima terça
Afirmação é do ministro da Casa Civil, Rui Costa
Foto: Agência Brasil
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, deu um prazo até a próxima terça-feira (28) para a definição do novo teto dos juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em entrevista aos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na noite desta quarta-feira (22), ele detalhou a agenda de reuniões nos próximos dias, quando serão feitas tentativas de fechar um valor para o teto.

“Na terça-feira [28], nós temos uma nova reunião do Conselho [de Desenvolvimento Econômico e Social]. Até a sexta-feira [24], nós tentaremos um consenso de uma nova tarifa. Caso contrário, na segunda-feira [27] teremos uma reunião governamental para definir qual é a nossa proposta para submeter ao conselho na terça. Portanto, terça teremos definido o novo patamar o consignado”.
Histórico
Na semana passada, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) reduziu de 2,14% para 1,7% ao mês o teto dos juros sobre o crédito consignado a aposentados e pensionistas do INSS. O órgão também diminuiu de 3,06% para 2,62% ao mês o limite da taxa para o cartão de crédito consignado.
No fim da mesma semana, vários bancos privados e públicos, inclusive a Caixa e o Banco do Brasil, suspenderam a oferta de crédito consignado do INSS. Segundo o Banco Central, apenas quatro instituições financeiras cobravam taxas menores que 1,7% ao mês: Sicoob (1,68%), Cetelem (1,65%), BRB (1,63%) e CCB Brasil (1,31%).
De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Sidney Oliveira, o governo e os bancos precisam sair do impasse e chegar a um patamar que atenda aos anseios da equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também permita a viabilidade econômica de crédito consignado.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2025
Número de pessoas que procuram emprego há mais de 2 anos cai 17,8%, diz IBGE
Na faixa de 1 a 2 anos de procura, contingente é o menor desde 2012
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2025
Caixa começa a pagar Bolsa Família de novembro
Pagamento em localidades de nove estados será unificado
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2025
Fazenda reduz para 2,2% projeção de crescimento do PIB em 2025
Previsão para inflação oficial cai de 4,8% para 4,6%
- Por REDAÇÃO
- 14/11/2025
Bolsa mantém correção e cai 0,3% nesta quinta
Dólar tem leve alta, mas permanece abaixo de R$ 5,30
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2025
Brasil estima colheita de 354,8 milhões de toneladas de grãos
Conab divulga o 2º Levantamento da temporada de 2025/2026
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2025
BB tem lucro de R$ 3,78 bi no terceiro trimestre, queda de 60,2%
Novas regras contábeis e inadimplência no agronegócio pesaram