Governo de Pernambuco anuncia instalação de 2 mil câmeras de segurança
Investimento de R$ 122,9 milhões prevê monitoramento na RMR, Agreste e Sertão com uso de tecnologia de IA.

Foto: Janaína Pepeu/Secom
O governo de Pernambuco firmou contrato para a instalação de 2 mil câmeras de videomonitoramento no estado. O investimento é de R$ 122,9 milhões e abrange toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e cidades do Agreste e Sertão, como Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Petrolina, Araripina e Cabrobó. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17), durante reunião do programa Juntos pela Segurança, com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) e da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania).
Os primeiros equipamentos devem ser instalados em até 30 dias. O sistema utilizará tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de placas de veículos. "Passamos mais de um ano tratando com os órgãos de controle e chegamos a um resultado efetivo. Os sistemas vão fortalecer as forças de segurança, permitindo um trabalho mais ágil", disse a governadora Raquel Lyra.
O contrato foi assinado com a empresa Teltex Tecnologia no prédio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional. O acordo terá duração de cinco anos e a instalação ocorrerá em etapas. O primeiro lote contará com 200 pontos de captura de imagens (PCI) e 360 câmeras. O sistema completo deve estar em funcionamento até agosto de 2025.
As novas câmeras substituirão equipamentos analógicos desativados em 2023, que estavam sem cobertura contratual desde 2020. A Secretaria de Defesa Social informou que, nesse período, a segurança foi mantida com o uso de drones e operações integradas.
A licitação foi coordenada por uma força-tarefa que incluiu a Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria de Administração (SAD), Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Segundo a secretária de Administração, Ana Maraíza, o processo ocorreu dentro das normas exigidas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/10/2025
Cachorro morre após ser atropelado em Caruaru
Animal morreu no local após sair de casa para brincar com outros cachorros
- Por REDAÇÃO
- 07/10/2025
Programa Mediação de Conflitos Itinerante promove cultura de paz em Caruaru
Programa gratuito oferece apoio à população na resolução de conflitos...
- Por REDAÇÃO
- 01/10/2025
TJPE define desconto de 50% para acordos extrajudiciais
Medida visa reduzir processos que sobrecarregam o Judiciário
- Por REDAÇÃO
- 01/10/2025
INSS assegura benefício a idosos de baixa renda sem necessidade de contribuição
O Benefício de Prestação Continuada garante salário mínimo a idosos em...
- Por REDAÇÃO
- 01/10/2025
MPF aciona Justiça contra Governo de PE por propaganda estadual em ônibus escolares doados por programa Federal
Os veículos foram enviados a partir do Programa Caminho da Escola com...
- Por REDAÇÃO
- 29/09/2025
Festa de São Francisco de Assis promove benção dos animais e carreata pela paz em Caruaru
Programação será realizada entre os dias 1 e 4 de outubro