
Governo criará plano de igualdade salarial entre homens e mulheres
Decreto foi publicado hoje em edição extra do Diário Oficial

Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (1º), em que cria grupo de trabalho responsável por elaborar um Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens.
No Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, Lula já enviou ao Congresso projeto de lei sobre equiparação salarial, com a previsão de multa de dez vezes o maior salário da empresa em caso de descumprimento pelos empregadores. A proposta, contudo, ainda não foi apreciada pelos parlamentares.
Lula vem falando no assunto desde seu discurso de vitória na corrida presidencial do ano passado. No dia da posse, em 1º de janeiro, ele voltou a abordar o tema. “Temos que garantir que a mulher ganhe o mesmo salário que o homem”, disse ele na ocasião.
Pela norma publicada nesta segunda, o novo plano deverá contemplar não só o salário e outros tipos de remuneração, mas temas como condições e ambiente de trabalho; oportunidades de ascensão profissional; divisão das responsabilidades no cuidado de crianças, idosos e pessoas com deficiência e doenças incapacitantes; e aspectos étnico-raciais.
“A proposta de Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens conterá objetivos, metas e ações e a indicação de órgão responsável”, diz o decreto sobre o assunto. O resultado dos trabalhos deverá ser apresentado em 180 dias, prazo prorrogável uma vez por igual período.
Nesse caso, o grupo de trabalho deverá ser formado por membros de oito ministérios, com coordenação do Ministério das Mulheres. As reuniões serão quinzenais e contarão com integrantes da Casa Civil, dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; dos Direitos Humanos e da Cidadania; da Igualdade Racial e do Trabalho e Emprego.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2023
Construção civil tem inflação de 0,40% em maio desse ano, diz FGV
Taxa é superior à observada no mês anterior 0,23%
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2023
Ministro defende liberação de verba do FAT para alunos do ensino médio
Medida pode ser implantada de forma gradativa
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2023
Anfavea: queda de impostos pode aumentar venda em até 300 mil carros
Fábricas produzirão mais e lockdowns estão suspensos
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2023
Governo anuncia redução de até 10,96% no preço de carros novos
Redução de alíquotas de impostos possibilitará queda de preços
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2023
BNDES anuncia R$ 3,6 bilhões para Pronaf Safrinha
Anúncio foi feito por Aloízio Mercadante em São Paulo
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2023
Prévia de inflação oficial cai para 0,51% em maio
Taxa é inferior às observadas em abril deste ano e em maio de 2022