G20 será presidido pelo Brasil em 2024
Fernando Haddad e Roberto Campos Neto participam da 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais dos países do G20

Foto: Fabrice COFFRINI/AFP
Nesta quinta-feira (23) Fernando Haddad e o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto chegam a Bangalore, na Índia, para participar da 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais dos países do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia.
A reunião deve orientar quais mensagens o governo do presidente Lula (PT) entregará às grandes potências globais.
O jantar de recepção das autoridades na noite de hoje é o primeiro compromisso oficial, e amanhã acontecem os dois principais eventos multilaterais do G20. Na parte da tarde a dedicação é com as reuniões bilaterais.
A transição para uma economia verde e sustentável socioambientalmente será bastante discutida nas reuniões bilaterais de Haddad.
Reuniões com o comissário da União Europeia , Paolo Gentiloni; com o ministro das Finanças da África do Sul, Enoch Godongwana; e com a terceira vice-presidente e ministra de Assuntos Econômicos da Espanha, Nadia Calviño já estão confirmadas.
Após assumir o comando do grupo em 2024, o Brasil terá competência para organizar reuniões ministeriais que abordem temas como macroeconomia, meio ambiente, agricultura, comércio exterior, investimento, industrialização, energia ou saúde. A Mesa tem o poder de criar agendas, por isso o governo deve definir os temas relevantes como eixo central e se preparar com estudos para conduzir as discussões e propor soluções para a ação coletiva.
A previsão é que o ministro da Fazenda retorne ao Brasil no sábado. Já o presidente do BC realizará uma palestra em um dos simpósios do evento, sobre infraestrutura pública digital.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões
Chamada pública foi feita por meio da Nova Indústria Brasil
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Empregadores podem regularizar FGTS de doméstica sem multa até outubro
80.506 não estão em dia com os depósitos
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Anúncio foi feito depois de dois dias de reunião
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Cenário fiscal dos municípios melhora diante de conjuntura econômica
Estudo da Firjan analisou as contas de 5.129 municípios
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Governo lança regime especial para atrair datacenters
MP dará incentivos tributários em troca investimento tecnológico
- Por REDAÇÃO
- 17/09/2025
Caixa começa a pagar nesta quarta-feira Bolsa Família de setembro
Recebem beneficiários com Número de Inscrição Social de final 1