Funcionários do Banco Central anunciam paralisações parciais na próxima semana
As paralisações serão na terça-feira (13/6) e quinta-feira (15).
Foto: CB/DA.Press
Os funcionários do Banco Central anunciaram que realizarão duas paralisações parciais na próxima semana, na terça-feira (13/6) e quinta-feira (15). A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral Nacional (AGN) da categoria, realizada na quarta-feira (7). Os servidores estão insatisfeitos com a falta de avanços na reestruturação de suas carreiras no Banco Central e ficaram ainda mais revoltados com a regulamentação do bônus de eficiência dos auditores fiscais da Receita Federal, o que viola o princípio da simetria entre as carreiras.
O presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do BC (Sinal), Fábio Faiad, afirmou que, caso a pauta da categoria continue sendo ignorada pela Ministra Esther Dweck (Gestão), o próximo passo será aprovar a Operação Padrão, o que terá impactos ainda mais significativos nos serviços do Banco Central.
A temperatura subiu na quarta-feira devido à ausência da ministra em uma reunião realizada no Ministério da Gestão com entidades representativas do corpo técnico do Banco Central. Os membros do governo, seis meses após a apresentação das reivindicações não salariais pelos servidores, afirmaram não ter conhecimento das demandas da categoria.
Durante a assembleia, também foi remarcada a reunião plenária do Fórum Pix, que contará com a participação de representantes do mercado e estava prevista para a tarde do dia 15.
Faiad observou que o sucateamento visível da carreira de especialista no Banco Central, que vem ocorrendo na última década com reajustes abaixo da inflação, a falta de novos concursos e as crescentes disparidades em relação a outras carreiras similares, colocam em risco as entregas da Autarquia à sociedade e comprometem o cumprimento de sua missão institucional, incluindo seu papel como regulador e fiscalizador do Sistema Financeiro Nacional, bem como a gestão do STR, Selic e Pix, por exemplo.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo
Indústria, comércio e centrais sindicais criticam decisão do Copom
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos imposto
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Bolsa volta a subir e atinge inéditos 153 mil pontos em dia de Copom
Dólar cai 0,7% e fecha o dia vendido a R$ 5,36
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Produção industrial recua 0,4% em setembro, mostra IBGE
Em 12 meses, setor acumula alta de 1,5%
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Bolsa tem décima alta seguida e volta a bater recorde
Com mau-humor externo, dólar encosta em R$ 5,40