Fitch mantém nota da dívida brasileira e não prevê mudanças
Desde 2023, Brasil está dois níveis abaixo do grau de investimento

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
A agência de classificação de risco Fitch manteve a nota da dívida pública brasileira dois níveis abaixo do grau de investimento. A agência reafirmou a perspectiva estável da classificação, indicando que não pretende mudar a nota nos próximos meses.
O grau de investimento representa a garantia de que um país não corre o risco de dar calote na dívida pública.
Em comunicado, a agência citou quatro fatores para a manutenção da nota: alto e crescente nível de dívida pública, rigidez orçamentária, baixas pontuações de governança e crescimento potencial relativamente baixo da economia brasileira.
A Fitch também citou as eleições presidenciais de 2026 como fator que pode adiar a resolução dos problemas fiscais para 2027. A agência mencionou ainda as recentes dificuldades na relação do governo com o Congresso.
O Ministério da Fazenda não se manifestou sobre a manutenção da nota da dívida brasileira.
Histórico
Em julho de 2023, a Fitch elevou a nota da dívida brasileira para dois níveis abaixo do nível do grau de investimento. A agência considera estável a perspectiva para a nota brasileira, sem a intenção de mudar a classificação nos próximos meses.
Em relação às outras agências de classificação de risco, em dezembro de 2023, a S&P elevou a nota da dívida brasileira de três níveis para dois níveis abaixo do grau de investimento. A nota do país foi mantida no início deste mês . Em 2018, a classificação estava três níveis abaixo do grau de investimento.
No fim de maio, a agência de classificação de risco Moody's reduziu a perspectiva da nota da dívida soberana brasileira de positiva para estável. Como a nota de crédito do Brasil está um nível abaixo do grau de investimento, a decisão eliminou a possibilidade de o país obter o selo de bom pagador até o fim do governo.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2025
Brasil emplaca quase 2 milhões de veículos novos em 2025
Este é o melhor resultado em 6 anos
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2025
Economistas e setor produtivo veem avanços com PL da isenção de IR
Medida é apontada como incentivo ao consumo e redução da desigualdade
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2025
Gasto de brasileiros com viagens nacionais subiu 11,7% em 2024
Os pesquisadores do IBGE calcularam que, em 2024, o gasto médio de viagem...
- Por REDAÇÃO
- 02/10/2025
Governo bloqueia R$ 1,4 bilhão do orçamento; saúde é a área mais afetada
Com novo contingenciamento, total de recursos bloqueados em 2025 ultrapassa...
- Por REDAÇÃO
- 02/10/2025
Vendas do Dia das Crianças devem crescer 1,1% e movimentar R$ 9,96 bi
CNC aponta juros e inflação como obstáculos para expansão maior
- Por REDAÇÃO
- 02/10/2025
Vendas da indústria de máquinas crescem 10,6% no acumulado do ano
Em agosto, com tarifaço em vigor, vendas recuaram 5,6%