Famílias do Conjunto Habitacional Rendeiras, de Caruaru, recebem indenizações
Em ação conjunta inédita da justiça federal e estadual, mutuários serão os primeiros beneficiados da Mediação Nacional do Seguro Habitacional

Foto: Google Imagens
De 13 a 16 de outubro, os mutuários do Conjunto Habitacional Rendeiras, construído com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF), em Caruaru, Agreste de Pernambuco, irão receber a indenização do seguro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Para isso, os moradores terão que comparecer ao Fórum de Caruaru para a assinatura do termo de acordo, às 14h. Ao todo, 414 famílias receberão R$ 21.600,00 cada (o que corresponde a um valor total de R$ 8,9 milhões), oriundos de ações na justiça contra a Sulamérica Seguros, por conta de problemas encontrados na construção das casas, como infiltrações e rachaduras. Este caso representa o início, em fase piloto, da Mediação Nacional do Seguro Habitacional, iniciativa instaurada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em uma atuação conjunta com a justiça estadual que vai regulamentar um modelo de acordo para os processos de seguro habitacional em todo o território brasileiro. Trata-se do maior projeto de mediação da história da justiça no Brasil, que será implantando posteriormente em todo o país.
O seguro do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) é responsável pelos riscos e prejuízos decorrentes de problemas na construção de imóveis e deve indenizar os mutuários. O caso dos moradores do Conjunto Habitacional Rendeiras, de Caruaru, foi escolhido para iniciar a Mediação Nacional do Seguro Habitacional por conta da maior incidência desses casos no Nordeste. O epicentro nacional desse problema está em Pernambuco. Nos últimos 15 anos, 13 prédios desabaram total ou parcialmente, matando 35 pessoas. Atualmente, são 289 edifícios interditados na Região Metropolitana do Recife, estando 4.600 famílias desalojadas. Em Pernambuco são aproximadamente 77 mil casos na justiça, no Brasil são ao todo 570 mil, dados de 2016, último levantamento disponível.
Os próximos passos da fase piloto da Mediação Nacional do Seguro Habitacional é ampliar os acordos para os demais imóveis do bairro de Rendeiras, de Caruaru, que estão na mesma situação. Em seguida, será a vez dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. A previsão é que a Caixa Econômica Federal deverá lançar a Mediação Nacional do Seguro Habitacional em todo o Brasil em 2021.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/01/2021
CBN Total sexta-feira 15/01/2021
Gestão moderna, economia em movimento, CBN Pet, CBN seu direito, e o jogo...
- Por REDAÇÃO
- 15/01/2021
Panorama CBN: Vacinação no Brasil
O histórico da pandemia, a proximidade da vacina e os cuidados pós...
- Por REDAÇÃO
- 15/01/2021
Vacina começa ser aplicada nesta quarta-feira e Caruaru divulga hoje, o plano detalhado de como será a aplicação no município
As peças publicitárias detalhando o plano de vacinação estão sendo...
- Por REDAÇÃO
- 15/01/2021
Enem: dicas para diminuir a ansiedade e o nervosismo
O exame de ensino médio começa neste domingo (17) , e seguem até o...
- Por REDAÇÃO
- 15/01/2021
Economia: os principais assuntos da semana
Encerramento das fábricas Ford no Brasil, a antecipação do 13° dos...
- Por REDAÇÃO
- 15/01/2021
Buíque anuncia plano de vacinação contra a Covid-19
Os dados do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 foram anunciados...