Envio de informações para Pé-de-Meia termina nesta sexta (8)
Dados devem ser enviados via Sistema Gestão Presente

Foto: Studio Formatura
Termina nesta sexta-feira (8), o prazo para sistemas de ensino e instituições federais ofertantes de ensino médio que aderiram ao programa Pé-de-Meia transmitam ao Ministério da Educação (MEC) as informações de matrícula dos estudantes.
Em nota, o MEC informou que os dados devem ser enviados via Sistema Gestão Presente, por meio de planilha ou de interface de programação de aplicações. Os alunos que tiverem as informações consolidadas dentro do prazo vão receber o incentivo-matrícula, pago em parcela única de R$ 200, entre os dias 26 de março e 7 de abril.
“Até 14 de junho, podem ocorrer eventuais correções e atualizações dos dados por parte dos sistemas de ensino e das instituições federais que ofertam ensino médio. Nesse caso, o pagamento do Incentivo-Matrícula poderá ser realizado até 1º de julho de 2024”, destacou o ministério.
“O não compartilhamento das informações pelos sistemas de ensino nos prazos previstos no termo de compromisso assinado pelas redes ofertantes que aderiram ao Pé-de-Meia poderá impactar o pagamento dos incentivos relativos ao período no qual as informações não foram compartilhadas”, completou a pasta.
O programa
Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade poupança. A proposta é promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculadas no ensino médio público.
“Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. Os estados, o Distrito Federal e os municípios vão colaborar e prestar as informações necessárias à execução do incentivo, a fim de possibilitar o acesso a ele para os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino.”
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Brasil tem recorde de turistas estrangeiros no primeiro semestre
País recebe 5,3 milhões de visitantes até junho, alta de 48,2%
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Bolsa bate recorde, e dólar cai para menor valor em mais de um ano
Recuperação da economia chinesa beneficiou países emergentes
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar preço à indústria
Anúncio foi feito pela presidente da estatal
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Butantan se prepara para testar vacina contra gripe aviária em humanos
Instituto ainda aguarda aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Empresa alvo de ataque hacker volta a operar com autorização do BC
Operações teve início na manhã desta quinta-feira