
Entenda como será o pagamento dos precatórios do Fundef para professores da rede estadual de Pernambuco; começa nesta segunda (8)
Depósitos começam nesta segunda-feira (8)

Foto: Reprodução/Google Street View
Começa nesta segunda-feira (8), o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para os professores da educação básica da Rede Estadual de Ensino que trabalharam entre os anos de 1997 e 2006. A informação é do governo de Pernambuco.
O decreto que estabelece os critérios do benefício foi publicado no Diário Oficial no dia 4 de agosto. O governador Paulo Câmara (PSB) havia feito o anúncio pelas redes sociais em 15 de julho. Precatórios são dívidas do governo com sentença judicial definitiva. Elas podem ter relação com questões tributárias, salariais ou qualquer outra causa em que o poder público seja o derrotado.
De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, têm direito 62.500 professores. Deste total, 52 mil são servidores, sendo 35 mil com vínculo ativo com o estado e 17 mil sem vínculo ativo. Outros 10.500 são profissionais que não possuam mais vínculo com o Poder Executivo estadual. Esse dinheiro faz parte de uma dívida do governo federal com o estado. É o resultado de uma ação que Pernambuco ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2002, e agora, em 2022, foi resolvida com o pagamento. Por ser indenizatória, a verba não terá desconto do Imposto de Renda.
A dívida do Fundef foi fracionada pelos próximos dois anos. Segundo a Secretaria de Educação, dos R$ 4,3 bilhões, 40% deste total, ou seja, R$ 1,7 bilhão, serão pagos este ano.
Foi disponibilizada uma página no site da secretaria para que os beneficiados coloquem o CPF e possam consultar se têm direito e qual o valor estimado do pagamento que devem receber.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 25/01/2023
Bruno Lambreta comenta votações para reajuste dos servidores
O parlamentar ainda citou a relação com o executivo e a expectativa para...
- Por ANTÔNIO
- 24/01/2023
MPF diz que situação dos yanomami foi causada por omissão do Estado
Providências tomadas pelo governo anterior foram limitadas, diz órgão
- Por REDAÇÃO
- 23/01/2023
Pedro Campos fala em respeito institucional e fala sobre projetos para o país
O Deputado Federal falou ainda sobre suas principais bandeiras na câmara...
- Por ANTÔNIO
- 23/01/2023
Rubis Israel, vice-prefeito de Arcoverde, formaliza renúncia do cargo junto à Câmara de Vereadores.
Delegado alegou ter sido deixado de lado na tomada de decisões e no...
- Por ANTÔNIO
- 23/01/2023
Deputados do PT entram com representação criminal contra Bolsonaro
Acusação é de genocídio de indígenas
- Por ANTÔNIO
- 23/01/2023
Justiça prorroga uso da Força Nacional em Brasília até 4 de fevereiro
Portaria foi publicada hoje no Diário Oficial da União