Entenda como será o pagamento dos precatórios do Fundef para professores da rede estadual de Pernambuco; começa nesta segunda (8)
Depósitos começam nesta segunda-feira (8)
Foto: Reprodução/Google Street View
Começa nesta segunda-feira (8), o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para os professores da educação básica da Rede Estadual de Ensino que trabalharam entre os anos de 1997 e 2006. A informação é do governo de Pernambuco.
O decreto que estabelece os critérios do benefício foi publicado no Diário Oficial no dia 4 de agosto. O governador Paulo Câmara (PSB) havia feito o anúncio pelas redes sociais em 15 de julho. Precatórios são dívidas do governo com sentença judicial definitiva. Elas podem ter relação com questões tributárias, salariais ou qualquer outra causa em que o poder público seja o derrotado.
De acordo com a Secretaria de Educação de Pernambuco, têm direito 62.500 professores. Deste total, 52 mil são servidores, sendo 35 mil com vínculo ativo com o estado e 17 mil sem vínculo ativo. Outros 10.500 são profissionais que não possuam mais vínculo com o Poder Executivo estadual. Esse dinheiro faz parte de uma dívida do governo federal com o estado. É o resultado de uma ação que Pernambuco ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2002, e agora, em 2022, foi resolvida com o pagamento. Por ser indenizatória, a verba não terá desconto do Imposto de Renda.
A dívida do Fundef foi fracionada pelos próximos dois anos. Segundo a Secretaria de Educação, dos R$ 4,3 bilhões, 40% deste total, ou seja, R$ 1,7 bilhão, serão pagos este ano.
Foi disponibilizada uma página no site da secretaria para que os beneficiados coloquem o CPF e possam consultar se têm direito e qual o valor estimado do pagamento que devem receber.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/12/2024
Senado aprova recursos para regularizar favelas e áreas de invasão
Projeto de lei segue agora para sanção presidencial
- Por REDAÇÃO
- 05/12/2024
Senado retira de pauta projeto que legalizaria bingos e cassinos
Parlamentares criticaram requerimento de urgência para apeciar o tema
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Programa de economia solidária vai contratar 1 mil pessoas até 2025
Presidente Lula sanciona lei no próximo dia 11 para criar a política
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Regulamentação de bioinsumos é aprovada no Senado e vai à sanção
Medida vai garantir avanço para produtores agrícolas, diz relator
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Narrativa golpista levou ao 8 de janeiro e atentado a bomba, diz PF
Difusão de ataques contra a democracia alimentou radicalismo