
Enem garante recursos de acessibilidade para candidatos
Videoprova em Libras é um dos recursos oferecidos pelo Inep

Foto: Agência Brasil
O estudante Álvaro Ribeiro, de 21 anos, fez o Exame Nacional do Ensino Médio utilizando o recurso de videoprova em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, em 2018 e em 2019. A primeira vez foi só para conhecer a prova, e, na segunda, ele conseguiu a pontuação suficiente para ingressar no curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília (IFB), na capital federal.
Apesar de entender bem a Língua Portuguesa, o aluno, que tem deficiência auditiva e paralisia cerebral, sente dificuldade para compreender algumas palavras e expressões. Para ele, a oportunidade de fazer a prova em Libras, que domina, foi fundamental para ingressar no ensino superior.
“Para mim, é complicado entender o português escrito, não são todas as palavras que entendo. Se não tivesse a videoprova, iria me prejudicar, seria uma barreira para eu entender as questões”, diz Ribeiro.
A videoprova do Enem em Libras é um recurso oferecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2017. Nela, as questões e as opções de respostas são apresentadas na Língua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. Os editais, as cartilhas e as campanhas de comunicação do Enem também são disponibilizados em Libras.
O recurso é importante porque muitos surdos e deficientes auditivos têm a Libras como primeira língua e o português como segunda, o que dificulta o entendimento da prova no formato tradicional. Em 2023, 641 candidatos ao Enem pediram a aplicação da videoprova em Libras e 718 candidatos pediram um tradutor-intérprete em Libras. Segundo o Inep, cerca de 61,5 mil alunos da educação básica têm alguma deficiência relacionada à surdez no Brasil.
Além do recurso da Libras para os estudantes surdos, o Inep oferece outros tipos de atendimento e recursos de acessibilidade no Enem. Nesta edição, o Inep aprovou 38.101 solicitações de atendimento especializado e 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade.
Entre os recursos mais pedidos pelos participantes estão o auxílio para leitura, com 10.721 solicitações aprovadas, a correção diferenciada, com 8.703, o auxílio para transcrição, com 7.507, e a sala de fácil acesso, com 6.449 pedidos. Entre os atendimentos especializados, as solicitações de pessoas com déficit de atenção alcançaram o maior número, com 13.686 pedidos aprovados, seguido pelo número de inscritos com baixa visão, que totalizaram 6.504.
Outros recursos de acessibilidade oferecidos são auxílio para leitura e para transcrição, leitura labial, leitura tátil e cartão-resposta ampliado.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/11/2023
Pernambuco oferece mais de 18 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
O resultado definitivo deverá ser divulgado em 21 de dezembro
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2023
Enem está menos conteudista e mais interpretativo, dizem professores
Mais de 2,6 milhões de estudantes fizeram a prova neste domingo
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2023
Delegacia de Caruaru investiga vazamento de prova do Enem em Pernambuco
A imagem reproduzida na internet mostra a página que contém o tema da...
- Por REDAÇÃO
- 03/11/2023
Na reta final para o Enem, cuidados devem ser com o corpo e a mente
Uma dica é evitar estudos intensos na véspera da prova
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2023
Cursos de licenciatura serão avaliados todos os anos a partir de 2024
Em 2022, quase 10 mil cursos de 26 áreas passaram por avaliação
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2023
MEC quer criar agência reguladora do ensino superior
Projeto de lei deve ser enviado ao Congresso em novembro