Empresas brasileiras participarão de experimento de semana de trabalho de quatro dias
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week e a empresa brasileira Reconnect Happiness at Work.

Foto: Agência Brasil
Um novo teste de jornada semanal de trabalho de apenas quatro dias está programado para acontecer entre setembro e dezembro em quinze empresas brasileiras. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que conduz testes globais sobre a redução da carga horária, e a empresa brasileira Reconnect Happiness at Work.
As empresas se inscreveram para participar do experimento em agosto e começarão a se preparar para adotar o modelo de trabalho de quatro dias por semana a partir de setembro. O modelo que será implementado é chamado de 100-80-100: os funcionários receberão 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.
Os indicadores avaliados ao final do experimento incluirão o estresse da equipe, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os resultados financeiros e a taxa de rotatividade. A universidade americana Boston College elaborou a metodologia da iniciativa, conduziu pesquisas prévias ao início do experimento e analisará os resultados após três meses e no final do piloto.
A participação de empresas como Editora MOL, Smart Duo, T4S - Thanks for Sharing Comunicação, GR Assessoria Contábil, Brasil dos Parafusos, Abaeterno, Plonge, Haze Shift Consultoria, Oxygen Experiências, Capacitação e Conteúdo em Inovação, Alimentare Nutrição e Serviços, PiU Comunica, Innuvem, Inspira, Clementino e Teixeira Advocacia, e Hospital Indianópolis será fundamental para avaliar a viabilidade e os resultados dessa abordagem.
Além disso, a 4 Day Week estabeleceu uma parceria com a empresa de coworking WeWork para fornecer às empresas participantes o benefício Workpass. Esse benefício permitirá o acesso a mais de 30 prédios da WeWork em todo o país e a mais de 500 parceiros em todos os estados brasileiros, sem taxa de adesão ou custo nos primeiros meses do teste.
Uma pesquisa recente realizada pela WeWork em conjunto com a Page Outsourcing revelou que uma grande parte dos brasileiros (73%) acredita que uma semana de trabalho de quatro dias melhoraria sua produtividade, reduzindo o estresse e aumentando a lealdade à empresa, o que também levaria a uma redução nas faltas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Desemprego entre jovens cai pela metade entre 2019 e 2024
Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Contas do Governo Central têm melhor março em quatro anos
Superávit primário somou R$ 1,096 bilhão no mês passado
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Petrobras cresce 5% e atinge 2,77 milhões de barris em 2025
Diesel S-10 representou 66% das vendas totais do diesel
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
“Marcado em Barro”, filme caruaruense é escolhido para mostra nacional de curtas e está com votação popular online
O filme, que faz parte da mostra Café com Cinema Curta Jovens Realizadores,...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,55%
Estimativa para o PIB é de 2% este ano
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Brasil vai viver situação nova com reforma tributária, diz Haddad
Ministro participou hoje do evento J. Safra Macro Day, em São Paulo