Empresários da saúde pedem solução para paralisação na Anvisa
Eles temem desabastecimento de matéria-prima para medicamentos

Foto: Divulgação
Empresários da indústria da saúde reclamaram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (14), sobre os impactos que a paralisação e a redução das atividades dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão acarretando ao setor. No fim de julho, uma mobilização de 48 horas interrompeu o serviço tanto na Anvisa como em outras agências reguladoras. No caso da agência sanitária, uma operação-padrão vem ocorrendo há cerca de dois meses.
"Presidente, a Anvisa não pode parar. Ela representa 25% do PIB brasileiro. E, com essa greve que está acontecendo, com a falta de funcionários, é importantíssimo que a gente consiga reverter esse tema", afirmou Paulo Henrique Fraccaro, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo), durante evento, no Palácio do Planalto, para o anúncio de novos investimentos públicos e privados no setor.
Segundo Fraccaro, a redução do serviço na Anvisa está atrasando o registro de produtos, incluindo fármacos e dispositivos médicos. "Mesmo retornando, não tem funcionários suficientes para colocar em dia possíveis atrasos", acrescentou.
Presidente-executivo da FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri também pediu uma solução para a negociação salarial com os servidores. "É essencial e urgente garantir a agilidade nesses procedimentos, para que a indústria não tenha o resultado de seus investimentos represados por falta de condições da Anvisa. Em 2023, o valor médio de medicamentos pendentes de análise na Anvisa atingiu R$ 17 bilhões", apontou.
Como a maior parte das matérias-primas da indústria farmacêutica é importada, incluindo o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), fundamental na formulação de medicamentos, pode haver comprometimento dos estoques das empresas.
Após a cerimônia no Planalto, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse à Agência Brasil que oferta mais recente, apresentada ao Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), inclui reajuste de até 23% nos salários, divididos em duas parcelas (janeiro de 2025 e abril de 2026).
"A gente não consegue recuperar todas as perdas agora, que era o que eles gostariam ter, mas é um acordo muito bom, a gente espera que eles aceitem". Durante a cerimônia, depois de ouvir a cobrança dos empresários, o próprio presidente Lula pediu empenho da ministra na negociação. "A Esther está com essa dívida com a Anvisa, que é a greve, mas depois do apelo que você fez [referindo-se ao empresário], ela vai resolver", disse Lula.
Em resposta à Agência Brasil, o Sinagências informou que as propostas apresentadas pelo governo, ao longo de cinco reuniões da mesa de negociação, desde ano passado, não contemplam os servidores das agências regulatórias federais, incluindo a Anvisa.
“Até o momento, o governo apresentou duas propostas de reajuste, que foram rejeitadas pela categoria porque, entre outros motivos, nem sequer cobrem as perdas inflacionárias dos últimos anos. O Sinagências pontua que a pauta remuneratória da categoria não se trata de mero índice de reajuste, mas de reposicionamento remuneratório que confira à categoria o devido reconhecimento e o fim das disparidades apontadas por ministros do próprio governo em ofícios endereçados ao MGI”, disse a entidade.
Uma nova reunião entre as partes deve ocorrer ainda nesta quinta-feira (15). A expectativa do sindicato é receber uma oferta que garanta a reestruturação das carreiras e a valorização dos servidores das 11 agências reguladoras.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 11/09/2025
Projeto “Meu Amigão” realiza nova edição para adoção de animais em Caruaru
Iniciativa ocorre das 9h às 14h desta quinta (11) e sexta-feira (12)
- Por REDAÇÃO
- 02/09/2025
Visto para EUA: novas regras estão em vigor a partir desta terça-feira
Mudança vale para cidadãos de todos os países
- Por REDAÇÃO
- 01/09/2025
Caruaru recebe o Festival Pernambuco Meu País 2025 com shows gratuitos ; confira a programação
Shows começam na sexta-feira (5) e vão até o domingo (7) de setembro, no...
- Por REDAÇÃO
- 27/08/2025
Manutenção interrompe fornecimento de energia em Caruaru
Locais afetados: Vila do Aeroporto, bairro Alto do Moura e Zona Rural da...
- Por REDAÇÃO
- 26/08/2025
Centro de Caruaru ganhará vagas de estacionamento rotativo
O uso do estacionamento começa a partir desta quinta-feira (28)
- Por REDAÇÃO
- 26/08/2025
Credenciamento aberto para comerciantes que desejam participar do evento Pernambuco Meu País 2025
Os interessados em comercializar seus produtos no festival Pernambuco Meu...