Em Pernambuco, medida liminar suspende método de fiscalização do Ministério do Trabalho aos condomínios
Desde junho, cerca de 7 mil condomínios do estado receberam notificações solicitando o envio das informações

Foto: Reprodução
A solicitação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de dados de moradores e trabalhadores domésticos aos condomínios de Pernambuco foi suspensa por uma medida liminar, nesta quinta-feira (18). Desde junho, cerca de 7 mil condomínios do estado receberam notificações solicitando o envio das informações através da plataforma Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET).
De acordo com informações do MTE, o objetivo da solicitação era garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores domésticos, incluindo as diaristas, e os trabalhadores sem vínculo formal. Porém, o método realizado começou a causar desconforto entre os moradores e síndicos, que ficaram encarregados de enviar os dados até o dia 22 de julho ao MTE.
No contexto, o Secovi - PE entendeu que essa solicitação violava a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e conseguiu a suspensão das notificações por meio da concessão da liminar pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região. De acordo com a presidente do Sindicato dos Empregadores Domésticos de Pernambuco (Sedope), Andréa Macêdo, o Ministério do Trabalho, por meio da iniciativa, teve como intuito combater o trabalho análogo à escravidão através da prevenção. Porém, a forma realizada foi inadequada.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais
Norma é inédita para uso intelgiência artificial na segurança pública
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Situação de brasileira acidentada em vulcão na Indonésia segue incerta
Juliana Marins caiu em penhasco no Monte Rinjani, em Lombok
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Incêndio destrói 10 ônibus escolares em Bom Conselho, na madrugada desta sexta-feira (20)
Chamas atingiram outros 6 veículos
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2025
CBN Caruaru lança série sobre mulheres que superaram dificuldades por meio do empreendedorismo
Reportagens especiais mostram como o artesanato ajudou mulheres da Capital do...
- Por REDAÇÃO
- 16/05/2025
Ferreira Costa promove evento gratuito pelos 168 anos de Caruaru
Evento tradicional terá atrações culturais, shows e competições como a...
- Por REDAÇÃO
- 14/05/2025
Contos e Cantos de Menarca promove ações culturais sobre dignidade menstrual
Projeto realiza rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas com...