
Dia Mundial da Asma: doença que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros
Seis pessoas morrem diariamente no Brasil por causa da doença, que não tem cura

Foto: Google Imagens
Hoje (4), é Dia Mundial da Asma, doença que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros e é uma das condições crônicas mais comuns do mundo. Além das adversidades inerentes à enfermidade, a pandemia da Covid-19 é mais um desafio que precisa ser enfrentado, já que que dificulta o acesso ao tratamento e coloca asmáticos graves no grupo de risco.
A doença não se limita à uma simples falta de ar. Tosse, chiado, aperto no peito, despertar noturno e dificuldade para realizar tarefas simples do dia a dia também são sintomas da asma. Apesar de não ter cura, o tratamento permite um ótimo controle da doença e garante ao paciente uma vida normal, sem sintomas ou com sintomas mínimos.
A asma alérgica é um dos fenótipos mais comuns, representando 70% dos casos. A atenção se volta para os cerca de 5% dos casos no mundo considerados graves e responsáveis pela maior parte da mortalidade associada à doença. Em crianças, a asma pode causar restrições nas atividades diárias e ter impacto negativo na qualidade de vida. No Brasil, aproximadamente 20% das crianças convivem com a asma.
Por se tratar de uma doença viral, o novo coronavírus representa um grande risco a pessoas que possuem asma grave, colocando, inclusive, esses pacientes no grupo de risco. Um dos motivos é a chance elevada dos asmáticos de desenvolver complicações respiratórias. Já pacientes com asma leve ou moderada controlados não são incluídos no grupo de risco ao Covid-19.
O paciente com asma deve seguir todas as recomendações determinadas pelo Ministério da Saúde em caso de febre e sintomas respiratórios, além de ajustar o tratamento da asma, se necessário, conforme recomendações feitas pelo seu médico. Nos casos graves, como febre alta e falta de ar, a recomendação é procurar um serviço médico com urgência.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Confira a programação do 51º Festival Nacional de Jericos
Evento chega à 51ª edição e reúne atrações culturais, shows e disputas...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
“Nas Margens do Tempo”: documentário retrata relação entre o Rio Ipojuca e a memória de Caruaru
Filme tem 11 minutos de duração e reúne depoimentos sobre memória,...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Webinário gratuito orienta empresários sobre uso de dados para decisões mais eficazes
Encontro online terá foco em aplicação prática de dados na gestão de...
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Uninassau Caruaru abre inscrições para Semana Estadual de Conciliação
Atendimentos serão realizados no Núcleo de Práticas Jurídicas no dia 9 de...
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Conheça os desafios de manter o espírito de equipe no modelo home-office
Com o trabalho remoto vem os dilemas de como manter os colaboradores...
- Por REDAÇÃO
- 23/04/2025
Uninassau Caruaru promove congresso sobre desafios globais na saúde
Evento ocorre de 24 a 26 de abril no Centro de Convenções do Senac