Dia Mundial da Água: saiba como o recurso pode ser preservado
A data tem o objetivo de conscientizar sobre o consumo
Foto: divulgação
Dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil em 2020 revelam que o Brasil desperdiça 40% de toda água potável que é captada. Isso quer dizer que o país não utiliza de forma eficiente este recurso natural que é tão importante para a sobrevivência humana e para a manutenção do planeta. Com o intuito de alertar a população sobre a importância do uso consciente deste bem, o dia 22 de março é instituído como o Dia Mundial da Água.
Sem a água o ser humano não consegue realizar atividades simples do dia a dia, como cuidar da higiene pessoal e preparar alimentos. A ingestão desse líquido também é fundamental para a manutenção das funções corporais dos seres vivos, como hidratação, circulação sanguínea e equilíbrio da temperatura. Além disso, os setores agropecuárias e industriais utilizam a água para manter o funcionamento da cadeia produtiva, porém esse uso pode ser altamente prejudicial para a qualidade da água. “As atividades que geram muitos resíduos como agricultura e indústria são altamente prejudiciais, a falta de cuidado com o descarte destes resíduos é o grande problema”, comenta Klaudia Tenório, professora de Biomedicina e Farmácia.
“As empresas devem ter seus planos de gerenciamento de resíduos, desenvolver tecnologias de reaproveitamento de água, bem como podem tratar suas águas contaminadas. Além disso, devem fazer o descarte correto e instituir dentro da empresa uma equipe para cuidar das questões ambientais”, orienta a professora.
Segundo a especialista, atividades domésticas e cotidianas também podem comprometer a qualidade da água, e por isso a conscientização da população sobre o desperdício é essencial. “Atitudes simples como a redução no tempo de banho, escovação dos dentes com a torneira desligada, reduzir as lavagens de roupas, reutilização da água sempre que possível, não jogar óleo e remédios dentro da pia e descartar corretamente o lixo podem ajudar”, ressalta Klaudia. A professora ainda destaca que a ação não deve partir apenas do cidadão e das empresas, o poder público também deve fazer a sua parte. “A poluição gera doenças, aumentando o número de atendimentos em hospitais, consequentemente isso gera gastos para o Governo, o que poderia ser evitado com a educação ambiental, com fiscalização e preservação”.
Embora o uso seja em grande escala, a água não é um recurso infinito e abundante. Mesmo o planeta sendo coberto por 70% de água, apenas 0,77% desse total está disponível para o consumo humano, o que torna o recurso ainda mais precioso. “Quando se procura vida em outros planetas, procura-se água, ou seja, ou cuidamos da nossa água ou muito breve não haverá mais vida na Terra. Vamos nos conscientizar que a água é um bem coletivo, e a natureza tem um limite. Não só pelo futuro das próximas gerações, mas também pela nossa”, finaliza Klaudia.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Prefeitura de Caruaru decreta ponto facultativo nas vésperas de feriado de fim de ano
Feira da Moda terá alteração na semana do Natal e não funcionará na...
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2025
Mutirão de renegociação de dívidas da Neoenergia e da Compesa é realizado em Caruaru
As condições variam de acordo com o tipo de dívida e o histórico dos...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Caruaru abre concurso para fiscal de feira e técnico em segurança do trabalho
Inscrições poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (8)
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2025
Grupo Asa Branca é finalista no prêmio Fiepe de Jornalismo 2025
CBN Caruaru, CBN Recife e TV Asa Branca somam cinco trabalhos entre os...
- Por REDAÇÃO
- 01/12/2025
Adagro prorroga prazo para atualização cadastral
Produtores rurais devem declarar rebanhos e garantir a regularidade junto à...