Especialistas destacam como as transformações atuais resultarão em práticas diferentes no mercado de trabalho após a crise mundial de saúde

O Dia do Trabalhador, celebrado nesta sexta-feira (1º), está ressaltando diversas mudanças que ocorreram no mercado de trabalho devido a pandemia do novo coronavírus. Em poucos meses, as empresas e os colaboradores tiveram que se reinventar para se adaptar a um mundo novo, com práticas remotas, mudanças legislativas e transformações da rotina. Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, a diretora de operações da consultoria LHH Nordeste, Mariangela Schoenacker, destacou que o mundo, após a crise mundial de saúde, deve adotar essa série de mudanças que revelaram uma nova alternativa de atuação. “A gente já vinha num movimento de transformação digital que agora, com a pandemia, está sendo acelerado. Então, a gente imagina que, pós pandemia, esses movimentos vão permanecer, eles não vão deixar de existir”, afirma Mariangela.
Apesar da adaptação de diversos setores, esse processo de paralisação trouxe impactos negativos para toda a sociedade, atingindo classes sociais divergentes, desde os ricos até os pobres, em todo o planeta. Muitos trabalhadores perderam o emprego, sofreram redução salarial e encontram-se sem perspectiva neste momento. Também durante entrevista ao programa CBN Recife, o advogado, especialista em direito do trabalho, Marcos Alencar, apontou que o empreendedorismo nas mídias sociais pode ser uma boa oportunidade para quem está precisando ganhar dinheiro. “Ao desempregado, procure se alfabetizar, estude como acessar a internet, usar aplicativos, porque neste momento o que está crescendo é o e-commerce; tudo que puder ser vendido (produtos, serviços, etc.) através de um celular, está sobrevivendo. A válvula de escape para ganhar algum dinheiro é o empreendedorismo”, ressalta o advogado.
Confira outras informações nas entrevistas completas com Mariangela Schoenacker e Marcos Alencar, disponíveis no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2025
CBN Caruaru lança série sobre mulheres que superaram dificuldades por meio do empreendedorismo
Reportagens especiais mostram como o artesanato ajudou mulheres da Capital do...
- Por REDAÇÃO
- 16/05/2025
Ferreira Costa promove evento gratuito pelos 168 anos de Caruaru
Evento tradicional terá atrações culturais, shows e competições como a...
- Por REDAÇÃO
- 14/05/2025
Contos e Cantos de Menarca promove ações culturais sobre dignidade menstrual
Projeto realiza rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas com...
- Por REDAÇÃO
- 13/05/2025
Prefeitura de Bezerros abre seleção para profissionais de saúde com 75 vagas
Contratação será temporária e inclui cargos para técnicos de enfermagem...
- Por REDAÇÃO
- 13/05/2025
Prazo de inscrição para concurso da Prefeitura de Caruaru termina nesta quinta-feira
Seleção oferece 36 vagas para níveis médio e superior; salários variam...
- Por REDAÇÃO
- 09/05/2025
Caruaru recebe curso gratuito sobre ferramentas digitais para educadores
Formação promovida pela Faculdade Nova Roma tem certificação da FIC...