Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Dengue: 4 mil pessoas são internadas por mês no Brasil, e a procura por vacina dispara


Por: REDAÇÃO Portal

De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início de 2024 a doença já causou 12 mortes

De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início de 2024 a doença já causou 12 mortes

Foto: NIAID

29/01/2024
    Compartilhe:

No Brasil, em média de 4 mil pessoas são internadas com quadros de dengue clássica ou hemorrágica em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) por mês, segundo os dados do Ministério da Saúde consolidados até dezembro de 2023. As internações devido à doença no ano passado causaram um custo de R$ 19,7 milhões ao Poder Público e, junto com o aumento de casos neste início de ano, preocupa a União e os governos estaduais e municipais.

As internações até o fim do ano passado ainda não refletem, porém, já tiveram casos confrimados neste início de 2024. Nas duas primeiras semanas do ano, o número de casos de dengue no país dobrou em relação ao mesmo período em 2023: foram mais de 120 mil casos agora ante 44,7 mil no ano passado. Em 2023, o Brasil registrou 1,6 milhão de diagnósticos de dengue e 1.094 óbitos, sendo o ano com maior número de mortes por conta da doença. Até então, 2022 era o que tinha registrado mais vítimas: 1.079.

Desde o início deste ano, a doença causou 12 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde. Para frear o avanço da doença, gestões estaduais e municipais em todo o país passaram a adotar medidas emergenciais de prevenção enquanto ainda não dispõem da vacina contra a dengue, como intensificação de mutirões de limpeza e fumacê, tendas improvisadas de atendimento aos doentes e campanhas de incentivo ao combate.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook