Decisão do STJ beneficia servidores públicos com direito a restituição de valores do Pasep
Interessados devem solicitar extratos completos da conta, além de constituir advogado especialista na área.

Foto: Agência Brasil
Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), originada em Pernambuco, tem potencial para beneficiar milhares de servidores públicos em todo o Brasil. A decisão permite que trabalhadores do setor público, admitidos antes de 1988, solicitem a restituição de valores não recebidos do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, conhecido como Pasep. Recentemente, o STJ acolheu essa tese, confirmando o direito e desbloqueando ações que estavam suspensas desde 2021.
A decisão do STJ relatou que houve falhas na prestação de serviços por parte do Banco do Brasil, responsável pela administração do Pasep, tornando o banco uma parte legítima no processo devido ao seu descumprimento na transferência dos valores corretos para as contas dos servidores vinculadas ao Pasep . Assim, os trabalhadores podem buscar medidas judiciais para solicitar o ressarcimento de danos materiais e morais.
"Esses cálculos não são simples, pois envolvem valores acumulados ao longo de 30 anos ou mais. No entanto, além de um direito sólido, observamos que houve irregularidades generalizadas, pois poucos servidores que entraram no serviço público antes de 1988 escaparam de ter seus benefícios reduzidos", revela Jorge Santiago, advogado do escritório Montezuma & Santiago, que liderou a tese que resultou na decisão do STJ.
Segundo o advogado, para determinar se têm direito à restituição, os servidores precisam se dirigir a uma agência do Banco do Brasil e solicitar os extratos completos de suas contas do Pasep. Com os extratos em mãos, é essencial contratar um advogado especializado para realizar os cálculos necessários. “É fundamental buscar profissionais e informações confiáveis, pois em momentos como esse, há muita desinformação e até mesmo o risco de fraudes”, adverte Santiago.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Brasil deve ter nova safra recorde de grãos em 2025/26, diz Conab
A expectativa é de um volume total de 353,8 milhões de toneladas
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Gratuidade em conta de luz para baixa renda vai à sanção presidencial
Medida vai beneficiar 4,5 milhões de famílias inscritas no CadÚnico
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Total oferecido pelo plano chega a R$ 40 bilhões
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões
Chamada pública foi feita por meio da Nova Indústria Brasil
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Empregadores podem regularizar FGTS de doméstica sem multa até outubro
80.506 não estão em dia com os depósitos
- Por REDAÇÃO
- 18/09/2025
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Anúncio foi feito depois de dois dias de reunião