Curso gratuito de empreendedorismo cultural abre vagas para o Agreste e Zona da Mata
Formação gratuita para agentes culturais será realizada em Limoeiro e prioriza grupos em situação de vulnerabilidade.

Foto: Divulgação
A formação presencial "Empreender na Cultura: o Jogo" será realizada em Limoeiro, no Agreste, com carga horária de 32 horas. As inscrições abrem a partir desta segunda-feira (24) e podem ser realizadas neste link. O curso é voltado para agentes culturais de diversas áreas artísticas e prioriza mulheres (cis ou trans), pessoas com deficiência (motora ou baixa visão) e artistas pretos, pardos e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O curso será realizado no Centro de Criação Galpão das Artes, organização certificada como Ponto de Cultura e Ponto de Memória pelo Ministério da Cultura. A iniciativa é liderada por Eliz Galvão, da Liga Criativa, e incluirá rodas de diálogo sobre temas essenciais para o setor cultural. Entre os temas abordados estão Gestão de Negócios Culturais, com Fábio André do Galpão das Artes; Gestão de Projetos Culturais, com o produtor Pablo Dantas; e Acessibilidade Cultural, com Poliana Alves da Centrae de Acessibilidade.
A formação busca fortalecer o trabalho de agentes culturais locais, promovendo mudanças na região e incentivando o desenvolvimento da cultura. O projeto é uma realização da Liga Criativa, com produção executiva da Tempoo e apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Ministério da Cultura.
"Esse projeto chega como uma oportunidade para os fazedores de cultura da região ampliarem seus conhecimentos sobre termos técnicos, captação de recursos, gestão de carreira artística e muito mais. Além da teoria, teremos o Palco de Negócios, uma experiência no estilo Rodada de Negócios, permitindo que os artistas vivenciem essa prática de mercado", afirma a facilitadora e idealizadora Eliz Galvão.
Limoeiro foi escolhido pela localização estratégica, com acesso a municípios do Agreste e da Zona da Mata. O curso busca atender agentes culturais de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alcançando participantes de Buenos Aires, Passira, Salgadinho e João Alfredo.
Conteúdo das aulas
A formação utiliza a gamificação como metodologia, tornando os temas mais dinâmicos e interativos. As atividades incluem explanações teóricas, dinâmicas em grupo, exercícios práticos e análises coletivas de casos. A facilitadora Eliz Galvão ajusta a metodologia conforme a resposta dos participantes.
O curso é dividido em três eixos: Desenvolvimento Pessoal, Estruturação do Negócio/Carreira e Financiamento à Cultura.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/10/2025
Prazo para matrícula de crianças contempladas com vagas nas creches de Caruaru termina nesta segunda (6)
Processo deve ser realizado presencialmente na unidade escolar contemplada
- Por REDAÇÃO
- 30/09/2025
Prazo de inscrição para Asces Portas Abertas 2025 encerra nesta terça-feira (30)
Durante o evento, participantes irão conhecer a Universidade e conversar com...
- Por REDAÇÃO
- 29/09/2025
Programa Pé-de-Meia inicia nesta segunda-feira (29) pagamento da 7ª parcela
Para receber incentivo, o aluno deve ter presença mínima de 80% nas aulas
- Por REDAÇÃO
- 26/09/2025
Escolas podem corrigir dados do Censo Escolar 2025 até 23 de outubro
Retificação deve ser feita no Sistema Educacenso
- Por REDAÇÃO
- 25/09/2025
Brasil avança, mas ainda tem 4,2 milhões em atraso escolar
Eles representam 12,5% das matrículas no país, segundo o Unicef
- Por REDAÇÃO
- 24/09/2025
Brasil tem mais alunos em cursos a distância que em presenciais
São mais de 10 milhões de matrículas no ensino superior