Consumo de energia deve aumentar 5,8% em setembro devido à onda de calor
Crescem as buscas na web por aparelhos de refrigeração e como economizar.
Foto: Unsplash
A onda de calor que atinge o Brasil já está refletindo no aumento do consumo de eletricidade no país, impulsionado pelo uso intensivo de aparelhos de ar condicionado. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projeta um crescimento de 5,8% no consumo de eletricidade em setembro, com aumentos em todas as regiões, especialmente no Norte (10,6%) e no Sudeste e Centro-Oeste (6, 1%). O aumento nas temperaturas levou os consumidores a procurarem aparelhos de refrigeração, e os preços já começaram a subir.
Segundo especialistas, o consumo de energia está aumentando a partir das 11h devido ao calor, com mais pessoas ligando os aparelhos de ar-condicionado e refrigeração. No entanto, não há risco de falta de energia devido ao nível dos reservatórios não estar em maior patamar em 20 anos.
As vendas de ar condicionado e ventiladores podem continuar a crescer nos próximos meses, impulsionadas pelo calor. A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) prevê um aumento de 5% no setor em relação ao ano anterior, com vendas maiores durante a Black Friday e o Natal, caso as temperaturas continuem elevadas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
Medidas de corte de gastos serão inseridas em novo projeto, diz Haddad
Tema será incorporado em PL relatado pelo deputado Juscelino Filho
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
Governo avalia projeto adicional para manter arrecadação do IR
Fazenda reavalia cálculos após reunião entre Haddad e Renan Calheiros
- Por REDAÇÃO
- 29/10/2025
Bolsa volta a bater recorde e dólar cai para R$ 5,36
Expectativa de corte de juros nos EUA impulsionou mercados
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2025
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Nova autorregulação obriga bancos a encerrar contas fraudulentas
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2025
Bolsa bate recorde e dólar cai após reunião entre Lula e Trump
Moeda norte-americana encerrou no menor nível em três semanas
- Por REDAÇÃO
- 27/10/2025
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,56%, em 2025
Estimativa para o PIB é 2,16% este ano, diz BC