
Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta do Brasil sobre conflito
Voto contrário dos Estados Unidos inviabilizou resolução

Foto: REUTERS
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou nesta quarta-feira (18) a proposta apresentada pelo governo brasileiro sobre o conflito envolvendo Israel e o grupo extremista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza. O texto pedia pausas humanitárias aos ataques entre Israel e o Hamas para permitir o acesso de ajuda à Faixa de Gaza.
O resultado da votação foi 12 votos a favor, duas abstenções, sendo uma da Rússia, e um voto contrário, por parte dos Estados Unidos. Por se tratar de um membro permanente, o voto norte-americano resultou na rejeição da proposta brasileira.
A análise da resolução estava inicialmente prevista para o início da semana, mas foi adiada para esta quarta-feira na sede da entidade, em Nova York.
Após a votação, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, lembrou que o presidente norte-americano, Joe Biden, está, neste momento, na região do conflito, o que, segundo ela, demonstra o envolvimento do país no tema. “Apesar de reconhecermos o desejo do governo brasileiro de aprovar a proposta, acreditamos que precisamos deixar essa diplomacia acontecer.”
“Sim, resoluções são importantes. E sim, esse conselho deve se manifestar. Mas as ações que tomamos devem levar em conta o que acontece no local e apoiar esforços diretos de diplomacia que podem salvar vidas”, disse. “Os Estados Unidos estão desapontados pelo fato dessa resolução não mencionar o direito de Israel de autodefesa. Como qualquer outro país do mundo, Israel tem o direito de se autodefender”.
Na segunda-feira (16), membros do conselho rejeitaram uma proposta de resolução da Rússia sobre o conflito. O país apresentou um projeto de cessar-fogo imediato, incluindo a abertura de corredores humanitários e a liberação de reféns com segurança, mas não condenava diretamente o Hamas pelos atos de violência cometidos contra Israel. A proposta teve cinco votos favoráveis, quatro contrários e seis abstenções.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2023
Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumulado vai a R$ 30 milhões
Veja as dezenas sorteadas: 03 – 14 – 21 – 22 – 37 – 39
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2023
Projeto viabiliza hemodiálise em doentes renais em trânsito
Proposta segue para o Senado após ser aprovada na Câmara
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2023
Início das festividades natalinas em Jaqueira: 'Um Presente de Natal' para a comunidade
Festividades tem como tema 'Um Presente de Natal' e evento de abertura...
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2023
Segunda edição da Seresta Natalina em Caruaru oferece shows gratuitos na estação ferroviária
Evento é gratuito e aberto ao público e vai contar com shows na Estação...
- Por REDAÇÃO
- 08/12/2023
Encerramento da festa de Nossa Senhora da Conceição acontece em Caruaru
Fiéis católicos celebram data na sexta-feira (8), em todo o país.
- Por REDAÇÃO
- 07/12/2023
Banco do Nordeste anuncia concurso com 500 vagas
A Cesgranrio será a banca examinadora responsável pelo processo seletivo