
Conab: aumento na produção de carnes deve manter preços baixos
Previsão é de alta 3,9% na produção de carnes bovina, suína e de aves.

Foto: iStock
Um aumento de 3,9% na produção das carnes bovina, suína e de aves deve assegurar o abastecimento do mercado brasileiro em 2024 e manter os preços em patamares mais baixos, aponta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A avaliação foi divulgada pela instituição com o quadro de suprimento de carnes para 2024.
A estimativa é que o Brasil alcance a produção de 30,88 milhões de toneladas neste ano, com disponibilidade de 21,12 milhões de toneladas destinadas a abastecer o mercado interno. “Além desse aumento na produção, os preços dos insumos para alimentação animal estão menores para o criador. Essa combinação de fatores tende a sustentar os preços das carnes em patamares mais baixos para os brasileiros e as brasileiras”, afirmou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Da estimativa total de produção, cerca de 10 milhões de toneladas deverão ser de carne bovina, com 6,6 milhões de toneladas disponibilizadas para o Brasil. No caso da carne suína, devem ser produzidos este ano 5,55 milhões de toneladas, das quais 4,22 milhões de toneladas serão para consumo dos brasileiros. Já a avicultura de corte tem estimativa de produção de 15,4 milhões de toneladas e poderá disponibilizar para o mercado interno 10,3 milhões de toneladas.
A exportação desses produtos também tem projeção de crescimento, de 6,6% para a carne suína, de 0,9% para a carne de frango e 15,7% para a carne bovina.
Para a produção de ovos, também informada pelo quadro de suprimentos da Conab, a expectativa é que este ano haja um recorde com a produção de 41,1 bilhões de unidades para consumo, que deve atender à expectativa de disponibilidade interna de 200,2 unidades por habitante do país.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Mulheres contraem mais dívidas e são mais empenhadas em quitá-las
Pesquisadores veem menor renda entre os motivos do endividamento
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Consignado CLT recebe 36 milhões de simulações em três dias
Foram mais de 3 milhões de propostas e 7,6 mil contratos firmados
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Receita inicia consulta a lote da malha fina do IR
Cerca de 120 mil contribuintes receberão R$ 253,88 milhões
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Mais de 40 milhões simulam consignado para CLT até domingo
Foram mais de 4,5 milhões de propostas e 11 mil contratos firmados
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2025
Abras aponta queda de 4,25% no consumo de brasileiros em fevereiro
Supermercados esperam melhor desempenho no fechamento do trimestre
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2025
Receita recebe quase 2,3 milhões de declarações do IRPF
Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio