
Compesa tem média de dois furtos por semana e o abastecimento para população fica comprometido
As ações criminosas prejudicaram 60 unidades operacionais da Companhia.

Foto: Reprodução
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sofre em média de dois furtos por semana. O dado foi repassado pelo presidente da estatal, Alex Campos, durante a audiência pública realizada nessa quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), uma convocação do deputado Luciano Duque.
Em 2023, pelo menos 1 milhão de pessoas tiveram o abastecimento de água afetado por conta dos 82 furtos registrados ao longo do ano. Dentre as unidades, 27 estão na Região Metropolitana do Recife, 24 no Agreste e Matas e 31 no Sertão.
De acordo com a Compesa, R$ 5 milhões foram investidos para repor os materiais furtados. A audiência pública abordou o crescimento dos números de crimes relacionados ao roubo, furto e receptação de cabos e fios de cobre em Pernambuco. A reunião contou também com a presença de representantes da Neoenergia Pernambuco.
O presidente da Compesa destacou que Pernambuco já é um estado que sofre naturalmente com a escassez de água, principalmente no Agreste, onde há menos água do que em qualquer outra parte do Brasil. O presidente Alex afirmou que os grupos criminosos que atuam nos furtos e roubos possuem conhecimento técnico e planejam as ações para atuar em pontos cruciais para a operação dos sistemas.
De acordo com a Compesa, ações em segurança patrimonial estão sendo colocadas em prática para reverter este cenário. Entre as medidas tomadas estão aumento do efetivo de pessoal, uso de videomonitoramento e outras tecnologias para coibir essas articulações. O presidente lamentou que a Companhia tenha que fazer esses investimentos quando os recursos poderiam ser aplicados na melhoria da prestação dos serviços da empresa, mas classificou como oportuna a discussão na casa.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 07/02/2025
Obras de recuperação da ponte sobre o Rio Gravatá alteram tráfego na BR-232
Intervenção exige desvio temporário a partir do sábado (8) e tem...
- Por REDAÇÃO
- 07/02/2025
Indígena cadeirante usa arte para mobilizar periferia em Pernambuco
Alice Melo é conselheira jovem do Unicef e vive no Ibura, no Recife
- Por REDAÇÃO
- 05/02/2025
Agreste e Sertão de Pernambuco registraram quase 100 dias de calor intenso em 2024
O Nordeste foi a segunda região mais afetada pelo calor no país. Com...
- Por REDAÇÃO
- 03/02/2025
NTCPE promove consultorias gratuitas para empresas pernambucanas
Programa é direcionado para empreendimentos formalizados de moda tradicional...
- Por REDAÇÃO
- 03/02/2025
Morre o vice-prefeito de Jataúba, Fernando Chaves Costa (Firoca), aos 53 anos
Firoca, como era conhecido, estava em acompanhamento médico após enfrentar...