Comércio cresce 1,8% de março para abril, diz IBGE
Essa é a maior alta para o mês de abril desde 2000
Foto: Agência Brasil
Por Agência Brasil
O volume do comércio varejista brasileiro teve alta de 1,8% de março para abril deste ano. O crescimento veio depois de uma queda de 1,1% observada na passagem de fevereiro para março. Essa é a maior alta para o mês de abril desde 2000. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O varejo também cresceu 0,4% na média móvel trimestral, 23,8% na comparação com abril do ano passado, 4,5% no acumulado do ano e 3,6% no acumulado de 12 meses.
Sete das oito atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram alta na passagem de março para abril, com destaque para móveis e eletrodomésticos (24,8%), tecidos, vestuário e calçados (13,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (10,2%).
Também tiveram aumento no volume de vendas os segmentos de outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (3,8%), combustíveis e lubrificantes (3,4%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%).
A única queda de março para abril foi observada na atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,7%).
A receita nominal do varejo teve altas de 1,4% na comparação com março deste ano, 36,1% em relação a abril do ano passado, 15,2% no acumulado do ano e 10,6% no acumulado de 12 meses.
O varejo ampliado, que analisa também os veículos e materiais de construção, teve alta de 3,8% de março para abril, puxada pelos crescimentos de 20,3% do setor de veículos, motos, partes e peças, e de 10,4% da atividade de materiais de construção.
Também houve altas, no volume do varejo ampliado, na média móvel trimestral (0,7%), comparação com abril de 2020 (41%), acumulado do ano (9,2%) e acumulado de 12 meses (3,5%).
A receita do varejo ampliado cresceu 3,8% em relação a março deste ano, 54,1% na comparação com abril do ano passado, 20,7% no acumulado do ano e 10,8% no acumulado de 12 meses.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo
Indústria, comércio e centrais sindicais criticam decisão do Copom
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Cerca de 25 milhões de brasileiros vão pagar menos imposto
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Bolsa volta a subir e atinge inéditos 153 mil pontos em dia de Copom
Dólar cai 0,7% e fecha o dia vendido a R$ 5,36
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Produção industrial recua 0,4% em setembro, mostra IBGE
Em 12 meses, setor acumula alta de 1,5%
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Copom decide nesta quarta se mantém Taxa Selic em 15% ao ano
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Bolsa tem décima alta seguida e volta a bater recorde
Com mau-humor externo, dólar encosta em R$ 5,40