Começam hoje as inscrições para o Fies 2021
Resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
AGÊNCIA BRASIL
Começam hoje (26) e vão até o dia 29 de janeiro as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano o Fies vai oferecer 93 mil vagas
As inscrições podem ser feitas no portal do Fies. O resultado da seleção será divulgado no dia 2 de fevereiro.
Em caso de pré-seleção para uma vaga na chamada única do Fies, o candidato terá o período de 3 a 5 de fevereiro de 2021 para complementar sua inscrição.
Quem não for pré-selecionado vai automaticamente para a lista de espera. A convocação por meio da lista de espera ocorrerá de 3 de fevereiro até 18 de março de 2021.
Pelo regulamento do programa, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar a inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.
Criado em 1999, o Fies tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o candidato que participou do Enem, a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.
Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
O programa é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.
Fies segundo semestre
Ontem (25), o MEC publicou, no Diário Oficial da União, as regras para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2021. O cronograma de seleção, entretanto, ainda será publicado em edital específico.
A portaria dessa segunda-feira trata dos procedimentos e regras de oferta de vagas pelas instituições de educação superior, seleção das vagas a serem ofertadas, inscrição dos candidatos, classificação e pré-seleção dos candidatos, complementação da inscrição pelos candidatos pré-selecionados e redistribuição das vagas entre os grupos de preferência.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/03/2021
Centro de testagem para Covid-19 foi inaugurado em Caruaru nesta sexta
Uma nova unidade móvel de testagem também foi disponibilizado ao município
- Por REDAÇÃO
- 05/03/2021
CBN Total Sexta-feira 05/03/2021
Gestão moderna, economia em movimento, CBN Pet, Entrevista Total e o Jogo...
- Por REDAÇÃO
- 05/03/2021
Panorama CBN: os impactos das novas medidas restritivas nos Shoppings Centers
E ainda a Data Magna celebrada no dia 6 de março no estado
- Por REDAÇÃO
- 05/03/2021
Deputado federal Raul Henry (MDB) afirma que a responsabilidade de compra e campanha de vacinação é do Governo Federal
De acordo com o deputado, na ausência do governo Federal essa...
- Por REDAÇÃO
- 05/03/2021
Principais assuntos da semana em economia: queda do PIB e PEC emergencial
PIB cai 4,1% e PEC emergencial é aprovada pelo senado e segue para a...
- Por REDAÇÃO
- 05/03/2021
Indicadores de emprego apresentam piora em fevereiro
Indicador Antecedente de Emprego caiu 0,6 ponto e chegou a 82,9 pontos