Cientistas registram mais um caso de remissão do vírus HIV através de transplante de células-tronco
Este é o sexto caso documentado de remissão do HIV através de transplantes de células-tronco.
Foto: Freepik/jcomp
Cientistas anunciaram mais um caso de remissão do vírus HIV através de um transplante de células-tronco, envolvendo um homem conhecido como "o paciente de Genebra". O anúncio foi feito dias antes da Conferência da Sociedade Internacional da Aids, prevista para começar em Brisbane, na Austrália.
O paciente de Genebra, que sofria de uma forma agressiva de leucemia, recebeu um transplante de células-tronco de um doador que não possuía a mutação genética CCR5 delta 32. Essa mutação age para impedir a ligação do vírus HIV com os receptores celulares. O procedimento foi realizado em 2018, e desde então o paciente tem mostrado sinais de remissão do vírus.
Este é o sexto caso documentado de remissão do HIV através de transplantes de células-tronco. Todos os pacientes curados tinham em comum o fato de terem câncer de sangue e se beneficiarem do transplante para renovar profundamente seu sistema imunológico.
Diferente dos casos anteriores, em que os pacientes receberam células-tronco com a mutação genética CCR5, o paciente de Genebra não tinha essa mutação, o que torna seu caso único e promissor. Desde que interrompeu o tratamento antirretroviral há 20 meses, o vírus continua indetectável em seu corpo.
Embora o procedimento de transplante de células-tronco seja agressivo e arriscado, e não seja uma opção viável para a maioria das pessoas com HIV, esse caso traz esperanças de que a remissão do HIV possa indicar novas direções de pesquisa e tratamento. Os cientistas estão estudando a possibilidade de tratamentos imunossupressores, como o que foi utilizado no paciente de Genebra, para atuar na remissão do vírus.
No entanto, os especialistas alertam que é necessário continuar monitorando o paciente de perto para garantir a eficácia da remissão a longo prazo. Embora seja uma notícia promissora, ainda há muito a ser estudado e compreendido sobre a possibilidade de uma cura para o HIV.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/12/2025
Sífilis continua em ritmo acelerado de crescimento no país
Situação é mais grave entre mulheres jovens e gestantes, diz médica
- Por REDAÇÃO
- 15/12/2025
Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes, em Pesqueira
Imunização é feita na aldeia Cimbres em Pernambuco
- Por REDAÇÃO
- 12/12/2025
Caruaru promove Dia D de prevenção em saúde sexual
A ação acontecerá no Marco Zero
- Por REDAÇÃO
- 11/12/2025
Caruaru inicia vacinação contra bronquiolite para gestantes
Vacina é destinada a mulheres a partir da 28ª semana de gravidez
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Vacina contra a dengue do Butantan começa a ser aplicada em janeiro
Profissionais da saúde serão os primeiros a receber a imunização
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Profissionais do SUS receberão treinamento em cuidados paliativos
Objetivo é oferecer mais qualidade de vida a quem tem doença grave