Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

CEOs expressam preocupação com a viabilidade econômica das empresas a longo prazo


Por: REDAÇÃO Portal

Um terço dos líderes empresariais teme que suas organizações não sejam viáveis em uma década

Um terço dos líderes empresariais teme que suas organizações não sejam viáveis em uma década

Foto: Google Imagens

30/05/2023
    Compartilhe:

Um terço dos CEOs do Brasil e do mundo expressam preocupação com a viabilidade econômica de suas organizações nos próximos dez anos, de acordo com a 26ª CEO Survey realizada pela PwC. A pesquisa, conduzida ao longo de 2022 em 105 países, revelou que mais de 4.400 executivos participaram, incluindo um número significativo de líderes brasileiros de empresas com receita de até US$ 50 milhões.

Tanto no Brasil como globalmente, 73% dos CEOs acreditam que a economia global enfrentará uma desaceleração nos próximos 12 meses. No entanto, uma parcela considerável deles prevê crescimento da receita de suas empresas e acredita em uma trajetória oposta para suas economias locais, especialmente os CEOs brasileiros.

Embora haja uma proporção ligeiramente maior de executivos que acreditam em uma aceleração (21%) em comparação com a média brasileira (17%) e global (18%), os líderes brasileiros mostram-se mais otimistas em relação ao próprio país (70%) do que a média global (29%) e também acima da média nacional (66%).

De acordo com Helena Rocha, sócia da PwC-Região Nordeste, os CEOs percebem a necessidade de reinventar seus negócios nos próximos dez anos para se manterem economicamente viáveis. Ela também destaca o pessimismo em relação à desaceleração econômica, sendo que os CEOs brasileiros estão mais confiantes em relação aos negócios locais do que seus pares globais.

Outro aspecto relevante da pesquisa é a importância do ESG (Ambiental, Social e Governança) que ainda é pouco explorado e comunicado no Brasil, segundo Helena. Ela ressalta que os brasileiros têm um longo caminho a percorrer em termos de comunicação estratégica nessa área.

A 26ª CEO Survey também revelou as principais preocupações dos CEOs brasileiros para os próximos 12 meses, sendo a inflação (39%), a instabilidade macroeconômica (38%) e os riscos cibernéticos (27%) as principais ameaças. No horizonte de cinco anos, a instabilidade macroeconômica (32%) é considerada a mais relevante, seguida pela inflação (23%) e conflitos geopolíticos (21%).

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook