A série especial “Mobilidade 4.0”, do repórter Anderson Souza, foi a vencedora

A série especial “Mobilidade 4.0”, do repórter Anderson Souza, foi a vencedora da 25ª edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria de radiojornalismo. O resultado foi divulgado na noite desta terça-feira (16), através de uma Live, que substituiu a tradicional festa de premiação de um dos maiores prêmios de jornalismo do país.
Confira o conteúdo da reportagem abaixo e clicando no play acima, para ouvir a série completa:
Os dispositivos e tecnologias que estão ao alcance das pessoas, além de promover a chamada digitalização da economia, vêm impactando na mobilidade de grandes centros urbanos. A novidade, encarada como a quarta revolução no mundo, está cercada de ferramentas projetadas para gerar comodidade, encurtar tempo, distância, aumentar conexões e experiências. Nos últimos anos, as bikes e motocicletas tomaram as ruas do Recife, acompanhando uma onda de crescimento no serviço de delivery. A crise, diga-se de passagem, deu um empurrãozinho na adesão aos aplicativos de entrega, que em 2019, se tornaram a fonte de renda para quase 4 milhões de brasileiros. Apesar de proporcionar o sustento de muitas famílias, as plataformas como Ifood, Rappi, Uber e 99, também mascaram, na avaliação de especialistas, o número de desempregados no país.
O consenso é que a tecnologia veio pra ficar e tende a ser uma aliada nos negócios. Se antes, a força era maior em bares e restaurantes, hoje, é crescente a demanda de estabelecimentos que estão oferecendo a possibilidade de fazer pedidos online, seja para entrega, ou para antecipar a compra a ser consumida no local. A explicação de alguns profissionais é que o surgimento dessa nova realidade está ligada à psicologia humana, fundamentada em quatro dimensões.
Veículos autônomos, carros voadores, parece mais a discussão sobre um futuro distante, mas que já está mais próxima de se tornar realidade, nas grandes metrópoles. As soluções tecnológicas, são as apostas de gigantes, que querem oferecer uma alternativa para o problema da mobilidade das pessoas. Em operação no Recife desde de Março de 2016, a Uber, por exemplo, informou que está desenvolvendo um carro voador para transportar quatro passageiros, além do piloto. O serviço só deve ter lançamento mesmo em 2023 e funcionar de fato em cinco anos. Até lá, quem precisa se locomover na capital pernambucana, ainda vai continuar usando o serviço tradicional, oferecido por diversas empresas, nos veículos automotores.
Ouça as reportagens do Anderson Souza
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Caruaru será sede de evento gratuito de tecnologia e inovação
Programação vai ser realizada entre os dias 28 e 30 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
22ª edição do Motofest, em Bezerros, começa nesta quinta-feira (31)
O cantor Leoni, ex-integrante da banda Kid Abelha está entre as atrações...
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Festival do Frio do Vitorino será realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, em Riacho das Almas
Programação reúne artistas como Vanessa da Mata, Priscilla Senna e Kelvis...
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
40ª edição da Rodada de Negócios da Moda será realizada entre os dias 4 e 6 de agosto, em Caruaru
Expectativa é de que R$ 35 milhões sejam movimentados durante o evento
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Evento reúne profissionais para debater inovação arquitetônica no setor imobiliário, no Recife
Programação aborda eixos como ativo emocional
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
Evento gratuito reúne empresários e empreendedores do mercado têxtil e de confecções, em Caruaru
I Fórum NTCPE Summit será realizado na próxima terça-feira (22)