Casos de Covid-19 crescem 282% em Pernambuco; farmácias relatam falta de testes rápidos

Foto: Pexels
A alta procura por testes de Covid-19, impulsionada por sintomas gripais em diversas pessoas, e a falta de estoques são apontadas como os principais motivos do desabastecimento nas farmácias. Na rede pública, a testagem é realizada em unidades de saúde.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os casos leves da doença em Pernambuco subiram 282,46% entre novembro e dezembro de 2024. Entre os dias 16 e 22 de novembro, foram registrados 57 casos. Já entre 21 e 27 de dezembro, o número saltou para 218.
Esse aumento refletiu diretamente na procura por testes rápidos. Segundo o vice-presidente do Sindicato das Farmácias de Pernambuco (Sincofarma), Elias Salomão, o mercado não estava preparado para atender à alta demanda. “No ano passado houve um aumento nos casos de dengue e Covid. Dados da Secretaria Estadual de Saúde e da Fiocruz mostram isso. Como as pessoas estão inseguras e não sabem se estão com Covid ou não, elas procuraram os autotestes para ter essa informação”, explicou.
Salomão destacou que os importadores não tinham estoques suficientes para atender ao pico de procura registrado nos dois últimos meses de 2024, o que resultou no desabastecimento.
Uma equipe da TV Globo percorreu cinco farmácias no Recife e encontrou testes disponíveis em apenas uma delas, com preço de R$ 35.
A gestora financeira Érika Cordeiro relatou sua experiência após ser diagnosticada com Covid-19. Ela sentiu os primeiros sintomas dias depois de participar de um almoço de Natal com cerca de 15 pessoas. “No próprio dia 25 à tarde, quando chegamos em casa, minha mãe já começou a sentir os sintomas. Ela estava com dor no corpo e febre e imaginamos que seria uma gripe. Na sexta-feira, eu acordei com o corpo mole e uma leve dor de cabeça. A gente não sabia que já tinha outras pessoas da família que também já estavam com alguns sinais da doença”, contou.
Mesmo com mais de sete familiares apresentando sintomas, apenas três conseguiram adquirir testes rápidos nas farmácias. Os demais encontraram dificuldades devido à falta do produto no mercado.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Câmara aprova projeto que cria Estratégia Nacional de Saúde
Meta é assegurar autonomia do Brasil na produção de insumos médicos
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Previsão da pasta é que dispositivo seja liberado no 2º semestre
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje
Brasil registrou este ano 4.406 casos confirmados da doença
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite receberá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Dengue: vacina do Butantan deve estar disponível no início de 2026
Medicamento está sendo avaliado pela Anvisa