Lâmpadas que funcionam por comando de voz, câmeras sem fio e troca de fechaduras por liberação através de detector de presença e reconhecimento facial

Foto: Google imagens
Em entrevista à CBN Caruaru nesta quinta-feira (7), o professor de tecnologia Paulo Henrique, destacou sobre a automação residencial, que se trata do uso da tecnologia para facilitar e automatizar algumas tarefas habituais nos lares. Lâmpadas que funcionam por comando de voz, câmeras sem fio, troca de fechaduras por liberação através de detector de presença e reconhecimento facial, são alguns destaques do que pode ser realizado através da automação residencial.
Pessoas que viajam, e muitas vezes querem deixar a luz da residência acesa para não demonstrar que a casa está vazia, podem ligar as lâmpadas de onde estiverem através de comandos pelo smartphone. Também é possível mudar a tonalidade da lâmpada, possuindo tonalidades de cores para cada situação, além de ser possível saber a quantidade de energia que é consumida por cada lâmpada.
Apesar de toda a praticidade e conforto trazido por essas novidades, muitas pessoas apresentam resistência ao uso de tecnologia para essas situações, por medo de que suas informações pessoais sejam arquivadas em algum banco de dados e usadas de formas indevidas. Sobre isso, Paulo Henrique destacou que existe uma lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD), que proíbe as empresas de tecnologia a fazer uso das informações pessoais dos usuários, e de se compartilhar com terceiros. E caso ocorra, as empresas devem responder a processos judiciais.
Clique no play acima e confira a entrevista completa.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/08/2025
Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303
Prefixo é usado para identificar chamadas de telemarketing
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes
Eles defendem regulação das plataformas para proteger infância
- Por REDAÇÃO
- 11/08/2025
Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país
Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
Centro Integrado libera inscrição para Mutirão de Retificação de nome e gênero em Caruaru
Iniciativa segue até o dia 14 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
PF faz operação para combater tráfico internacional de drogas
Ação tem apoio de agência dos Estados Unidos
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu
Pesquisadoras citam falta de políticas públicas para efetividade