Caruaru se destaca no Ranking 2021 dos municípios brasileiros com os maiores potenciais de desenvolvimento econômico e social
Município ocupou 1ª colocação dentre as cidades pernambucanas, 8ª entre os municípios nordestinos e 64ª posição em relação às cidades brasileiras
Foto: Joalline Nascimento/G1
O município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, pela primeira vez, preencheu posições no Ranking Connected Smart Cities. Desenvolvido pelas empresas Urban Sytems e Necta, este último tem como objetivo mapear os municípios brasileiros com os maiores potenciais de desenvolvimento econômico e social. Para isso, analisa indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. A Capital do Agreste se destacou em três indicadores distintos como saúde, governança e Tecnologia de Informação (TI) e Inovação, de acordo com o Ranking 2021, que foi divulgado na quarta-feira (1º).
Na Saúde, Caruaru ocupou a 1ª colocação dentre as cidades pernambucanas, a 8ª entre os municípios nordestinos e a 64ª posição em relação às cidades brasileiras. Neste setor, os critérios analisados foram ciclovias, leitos por habitantes, médicos por habitantes, mortalidade infantil, despesas com saúde, dentre outros.
No indicador Governança, Caruaru ocupou a 3ª posição no Estado, bem como a 8ª no Nordeste e a 66ª no país. Nele, os critérios avaliados foram índice Firjan, despesas com urbanismo, saúde, educação e segurança, além da escolaridade da gestora municipal.
Já no Tecnologia de Informação (TI) e Inovação, os resultados corresponderam, respectivamente, ao 3º lugar no âmbito estadual, ao 15º no regional e ao 90º no âmbito nacional. Crescimento no número de empresas instaladas de tecnologia, percentuais de empregos gerados em empresas de TIC, coberturas de internet 4G, atendimentos aos cidadãos por ferramentas como aplicativos e sites estiveram entre os critérios estudados.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/08/2025
Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303
Prefixo é usado para identificar chamadas de telemarketing
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes
Eles defendem regulação das plataformas para proteger infância
- Por REDAÇÃO
- 11/08/2025
Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país
Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
Centro Integrado libera inscrição para Mutirão de Retificação de nome e gênero em Caruaru
Iniciativa segue até o dia 14 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
PF faz operação para combater tráfico internacional de drogas
Ação tem apoio de agência dos Estados Unidos
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu
Pesquisadoras citam falta de políticas públicas para efetividade