Caruaru recebe curso gratuito sobre ferramentas digitais para educadores
Formação promovida pela Faculdade Nova Roma tem certificação da FIC Garanhuns e está com inscrições abertas até 15 de maio

Foto: Divulgação
A Faculdade Nova Roma (FNR) lançou, em Caruaru, o Programa Qualifica Digital, voltado para professores e gestores educacionais. A iniciativa oferece o curso gratuito "Ferramentas Digitais para Docentes", com certificação da Faculdade Integrada CETE (FIC Garanhuns).
As inscrições seguem até 15 de maio e podem ser feitas por meio de formulário online. O curso começa no dia 17 de maio e será realizado no formato híbrido. A carga horária é de 40 horas, com aulas presenciais aos sábados, das 8h às 12h, no campus Caruaru da FNR.
A formação é dividida em três módulos: Letramento de Dados para Personalização do Ensino; Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes na Educação; e Liderança e Gestão da Mudança Educacional.
O lançamento ocorreu no campus Caruaru da FNR e contou com a presença de representantes de instituições de ensino da região. Durante o evento, o professor Thomás Tabosa, especialista em Inteligência Artificial da FNR, ministrou a palestra "O uso de IA na Educação Básica". Segundo o docente, o objetivo é refletir sobre os impactos positivos e negativos da tecnologia na educação. “A ideia é entender os benefícios e maléficos da Inteligência Artificial, a fim de usá-la de forma consciente”, disse.
A coordenadora de Carreiras da FNR e da FIC, Cristiane Carla, explicou que o curso pretende preparar profissionais para liderar processos de transformação digital nas escolas. Segundo ela, a proposta é qualificar os participantes para aplicar ferramentas tecnológicas que melhorem o desempenho pedagógico e administrativo.
O diretor acadêmico da FNR, Humberto Rochimin, afirmou que a criação do programa surgiu a partir de reflexões sobre os desafios da atuação docente em um cenário de avanços tecnológicos. “Temos um questionamento: enquanto professores, estamos prontos para enfrentar os desafios que a era digital traz? A Inteligência Artificial veio para ajudar ou atrapalhar? E mais, qual o aluno, hoje, que não usa a IA? Até que ponto as informações disponibilizadas pela IA são confiáveis? Foram esses questionamentos que motivaram a criação do Qualifica Digital, uma vez que estar imerso neste mundo é muito mais que saber mexer no celular”, declarou.
O diretor administrativo Georges Freire reforçou que o curso busca fortalecer a didática de docentes já formados. “Como professor, fiz especialização em Metodologia do Ensino Superior, o que me qualificou para trazer metodologia para aqueles professores que estão qualificados, mas necessitam de didática. Por isso, a ideia de formar os profissionais para o mercado de trabalho da região”, explicou.
Além do Qualifica Digital, a FNR está com processo seletivo aberto para o segundo semestre de 2025. As vagas são para cursos de graduação em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Psicologia, Pedagogia com ênfase em Tecnologia Educacional e Administração com ênfase em Dados. Há também turmas de pós-graduação em áreas como Neuropsicologia, Ciências Forenses e Perícia Criminal, Políticas Públicas e Sociais com ênfase em Saúde e Metodologias Ativas.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone e WhatsApp (81) 99895-0102. A FNR funciona no Caruaru Shopping, localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, n° 800, bairro Indianópolis.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/08/2025
Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303
Prefixo é usado para identificar chamadas de telemarketing
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Especialistas alertam que crianças não podem ser "produto" das redes
Eles defendem regulação das plataformas para proteger infância
- Por REDAÇÃO
- 11/08/2025
Pesquisadores propõem estratégias de combate ao microplástico no país
Brasil é responsável por até 190 mil toneladas do lixo marinho
- Por REDAÇÃO
- 08/08/2025
Centro Integrado libera inscrição para Mutirão de Retificação de nome e gênero em Caruaru
Iniciativa segue até o dia 14 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
PF faz operação para combater tráfico internacional de drogas
Ação tem apoio de agência dos Estados Unidos
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu
Pesquisadoras citam falta de políticas públicas para efetividade