Cartilha online traz orientações preventivas contra violência escolar
Material é voltado à comunidade escolar e entes federados

Foto: Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou em seu site a cartilha Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar, com orientações à comunidade escolar sobre medidas preventivas e imediatas de proteção do ambiente escolar, de forma a dar mais eficácia aos programas de prevenção, intervenção e posvenção (cuidados prestados a enlutados por suicídio) de atos de violência em escolas e universidades.
O material está disponível desde a quarta-feira (19), e tem como público-alvo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais de educação, saúde mental, segurança, proteção e assistência social; gestores e conselheiros; pessoal de resposta a emergências, entre outros.
Segundo o MEC, a publicação – uma das ações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) – apresenta também orientações voltadas aos entes federados, bem como para redes e instituições de ensino.
A cartilha informa também quais são os canais de denúncias criados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Operação Escola Segura, iniciada em 6 de abril; e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que disponibilizou um número de WhatsApp – (61) 99611 0100 – exclusivo para denúncias, além do Disque 100.
“De acordo com orientações da cartilha, os gestores das instituições de ensino, por meio do conselho escolar, devem reunir os atores da comunidade escolar para desenvolver estratégias apropriadas para seus próprios ambientes educacionais e comunitários”, sugere o MEC.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2023
Prazo para instituições públicas aderirem ao Sisu termina hoje
Vagas são para segundo processo seletivo de 2023
- Por REDAÇÃO
- 23/05/2023
Inscrições para o Encceja 2023 já estão abertas
Interessados poderão se inscrever até 2 de junho
- Por REDAÇÃO
- 23/05/2023
Prazo para instituições públicas aderirem ao Sisu começa nesta segunda
Adesão vai até a próxima sexta-feira
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2023
Enem e Encceja 2023 terão cartão-resposta com fonte ampliada
Medida do Inep atende participantes com deficiência visual
- Por REDAÇÃO
- 17/05/2023
Quatro em cada dez alunos brasileiros do 4º ano não dominam a leitura
Brasil ficou entre os últimos em avaliação internacional
- Por REDAÇÃO
- 17/05/2023
Professores de todo o país terão cursos de educação financeira
Iniciativa é da CVM, Sebrae e Ministério da Educação