Carros com mais de 20 anos podem receber isenção de IPVA
Pernambuco poderá ser um dos estados beneficiados.

Foto: Google
Foi aprovado nessa quarta-feira (21), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposta de emenda à Constituição (PEC) 72/2023, que concede imunidade do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a veículos terrestres de passageiros com mais de 20 anos de fabricação. O texto da proposta é do senador Cleitinho (Republicanos-MG), que recebeu relatório favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO) e agora segue para o Plenário.
De acordo com o senador Cleitinho, a legislação do IPVA, apesar do avanço obtido pela recente reforma tributária, que aumentou o campo de incidência do IPVA para os veículos aquáticos e aéreos, ainda precisa discutir a crescente frota de veículos terrestres com muitos anos de fabricação.
A frota de veículos em circulação no Brasil é a mais velha desde 1995. Os dados são da pesquisa realizada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). De 2020 a 2021, veículos com mais de 20 anos passaram de 2,5 milhões para 3,6 milhões.
Estados como Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina ainda cobram o imposto dos carros com mais de 20 anos de circulação. Em outros locais, já existe a previsão dessa isenção do imposto, sendo em alguns casos concedidos até para os com mais de 10 anos.
Ainda segundo o senador mineiro, a pandemia da Covid-19 teve grande influência para o aumento nos preços dos veículos novos, o que ocasionou, por consequência, o aumento da venda e da circulação de carros usados e mais antigos.
Apesar da aprovação, o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) votou contra a proposta. Para ele, o Estado deveria estimular a renovação da frota de veículos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/09/2025
Caixa começa a pagar nesta quarta-feira Bolsa Família de setembro
Recebem beneficiários com Número de Inscrição Social de final 1
- Por REDAÇÃO
- 17/09/2025
Copom define taxa de juros nesta quarta, com expectativa para manutenção em 15% ao ano
Selic, a taxa básica de juros da economia, é o principal instrumento do BC...
- Por REDAÇÃO
- 17/09/2025
Estudos apontam caminho para descarbonizar a Petrobras
Pesquisadores dizem que dependência do petróleo coloca país em risco
- Por REDAÇÃO
- 17/09/2025
Atividade econômica recuou 0,5% em julho
É a terceira retração consecutiva do IBC-Br, aponta o BC
- Por REDAÇÃO
- 17/09/2025
PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado
Texto retoma voto secreto e dificulta ação judicial contra parlamentar
- Por REDAÇÃO
- 16/09/2025
Desemprego recua para 5,6%, a menor taxa desde 2012, mostra IBGE
Trimestre encerrado em julho teve recorde de vagas com carteira