Câncer é primeira causa de morte por doença em crianças
Inca lembra, no entanto, que enfermidade é altamente curável

Foto: Agência Brasil
O câncer infantil é a primeira causa de morte por doença em crianças e a segunda causa de óbito em geral. A primeira seria acidente. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no triênio 2023/2025 ocorrerão, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade.
Hoje (15), Dia Internacional da Luta conta o Câncer Infantil, a oncologista pediátrica do Inca Sima Ferman, chefe da Seção de Pediatria, lembrou que atualmente a doença é altamente curável. "Essa é a principal informação que a gente tem”, disse.
Em entrevista, Sima afirmou que como a incidência de câncer vem aumentando lentamente ao longo dos anos, ele começa a aparecer como causa importante de doença em criança. “Como nem todas são curadas, a doença pode ter, na verdade, um percentual de mortalidade infantil também. Os dados mais recentes, de 2020, revelam que foram registrados 2.280 óbitos em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no Brasil.
Entre os tipos mais comuns de câncer infantojuvenil estão leucemia, linfoma e tumores do sistema nervoso central. A médica do Inca ressaltou, contudo, que os tumores em crianças são diferentes dos que acometem pessoas adultas. “Adulto tem muito carcinoma, tumores de células diferenciadas”. Os tumores de crianças são diferentes. Embora esses três tipos sejam mais frequentes, existe uma gama de tumores, como os embrionários, que ocorrem nos primeiros anos de vida. São exemplos os da retina, de rim, de gânglio simpático. “São tumores que acontecem, mais frequentemente, em crianças menores. Mas todos eles são muito diferenciados e respondem bem ao tratamento quimioterápico, normalmente. Essa é a principal informação que a gente tem para dar nesse dia tão importante”, reiterou a especialista.
Para a oncologista, a doença é muito séria, mas trouxe, ao longo dos anos, uma esperança de busca pela vida. Há possibilidade de cura, se o paciente é diagnosticado precocemente e tratado nos centros especializados de atenção à criança.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2023
Covid-19 causa aumento de síndrome respiratória grave em 7 estados
Informação está no boletim Infogripe, divulgado pela Fiocruz
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2023
Especialista alerta para importância de cuidados com a pele no outono
Uma das dicas é evitar banhos demorados e com água quente
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2023
Consumo de ultraprocessados aumentou 5,5% na última década no país
Pesquisa da USP mostra perfil de consumidores dos produtos
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2023
Estudo mostra que o Brasil está abaixo da meta de vacinação contra HPV
Pesquisa marca Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Colo do Útero
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2023
ANS suspende comercialização de 32 planos de saúde
Proibição entra em vigor no dia 29 de março
- Por REDAÇÃO
- 27/03/2023
Brasil registra 78 mil novos casos de tuberculose
Levantamento aponta aumento de 5% em 2022