Brasileiros acreditam que inflação ficará em 5,6% em 12 meses
É o maior nível do indicador desde outubro de 2018, diz FGV
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Por Agência Brasil
A expectativa mediana de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses ficou em 5,6%. O levantamento, feito em abril deste ano, mostra um resultado 0,1 ponto percentual acima do mês anterior (5,5%). Esse também é o maior nível do indicador desde outubro de 2018, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A pesquisa é feita com base em entrevistas com consumidores, que respondem à seguinte pergunta: na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses?
A proporção de consumidores projetando valores acima do teto da meta de inflação para 2021 (5,25%) subiu de 43,8% em março para 51,8% em abril.
“O movimento de alta das expectativas medianas de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses vem sendo sustentada pela trajetória de alta dos preços de alimentos e bebidas nos últimos períodos. Além disso, a desvalorização da taxa de câmbio e a dificuldade de obtenção de matérias-primas influenciam os preços atuais, gerando expectativas de uma trajetória de aumento da inflação nos próximos meses”, disse a economista da FGV Claudia Perdigão.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026
Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Caixa libera contratação de mais de um financiamento imobiliário
Regra estava suspensa desde novembro do ano passado
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
BC Protege+ bloqueia 15,9 mil tentativas de abertura de contas falsas
Segundo Banco Central, 329,6 mil pessoas ativaram proteção
- Por REDAÇÃO
- 10/12/2025
Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025
Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Dino manda PF investigar novas irregularidades em emendas Pix
Valor total das emendas é de R$ 72,3 milhões
- Por REDAÇÃO
- 09/12/2025
Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias até 2026
Faixas de renda serão atualizadas no início do próximo ano