Banco Central eleva de 2,3% para 3,2% a projeção do PIB em 2024
Consumo das famílias e investimentos produtivos puxam a elevação
Foto: Reprodução
O Banco Central (BC) elevou de 2,3% para 3,2% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024. A informação é do relatório de inflação trimestral do BC divulgado nesta quinta-feira, 26.
O consumo das famílias e dos investimentos produtivos foram os principais responsáveis pela mudança no principal indicador da economia. O BC destaca que as altas no consumo das famílias, nos investimentos e nos setores mais cíclicos da economia já vinham sendo registrados nos trimestres anteriores deste ano.
Segundo o relatório, o crescimento do PIB no segundo trimestre de 2024 surpreendeu positivamente. “A atividade econômica brasileira segue mostrando dinamismo, levando a uma nova rodada de revisão para cima das projeções de crescimento no ano”.
O crescimento “robusto” da economia no segundo trimestre de 2024 contribuiu para o índice positivo, de acordo com a autoridade monetária. “A alta do PIB de 3,3% ante o segundo trimestre de 2023 superou amplamente as expectativas vigentes à época do Relatório anterior, quando a mediana das previsões no relatório Focus era 1,6%”.
Inflação
A expectativa de inflação para este ano registrou alta, segundo o relatório do BC. Passou 3,96%, no último relatório, para 4,31%, abaixo dos 4,37% esperados pelo Focus. O aumento se deve, segundo o BC, ao impacto da crise climática que encareceu produtos agrícolas e bens industriais.
As dificuldades impostas à produção pela seca em várias regiões do país devem manter a pressão inflacionária. Segundo o relatório, a seca “pode atrasar o plantio da safra de verão, comprometendo o cultivo da safra de inverno no período ideal”.
Além disso, o clima de seca e calor contribuem para o aumento das tarifas de energia, impactando na inflação, de acordo com o BC. As chuvas abaixo do padrão e as temperaturas mais elevadas também ameaçam as tarifas de energia com aumentos, diz o relatório.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2025
Economia aquecida faz aluguel comercial ter alta recorde em 2024
Variação da locação ficou 7,88%, índice acima da inflação oficial
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2025
Banco Central anuncia primeira intervenção no câmbio em 2025
Autoridade monetária venderá US$ 2 bi com compromisso de recompra
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2025
Dólar recua a R$ 6,04 em dia de posse de Trump e intervenção do BC
Expectativas moderadas sobre tarifas comerciais e ação do Banco Central...
- Por REDAÇÃO
- 21/01/2025
Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
Já as bebidas açucaradas pagarão mais imposto
- Por REDAÇÃO
- 20/01/2025
Mercado financeiro projeta inflação de 5,08% este ano
Segundo Boletim Focus, PIB deve fechar em 2,04%
- Por REDAÇÃO
- 20/01/2025
Prejuízos com ações já podem ser indicados à calculadora da Receita
Informação de perdas reduz pagamento de Imposto de Renda